Campanha movimenta o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) representou o governo de Goiás, nesta terça-feira (28), em evento sobre o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, na campanha de conscientização denominada “Teatro na estrada pelo fim do trabalho escravo”, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O evento contou com a presença do superintendente de Direitos Humanos, da Seds, João Bosco. Foi realizada uma apresentação teatral por um grupo de Aparecida de Goiânia para os cidadãos que transitavam pela rodovia, juntamente com a entrega de materiais educativos de conscientização pelo combate ao trabalho escravo. O mesmo roteiro foi repetido por algumas vezes durante o dia.
Na programação da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo diversas atividades são organizadas pela sociedade civil, sindicatos e poder público, para jogar luz sobre o problema do trabalho escravo moderno no Brasil. Situações de trabalho forçado, jornada exaustiva, condições degradantes ou servidão por dívidas são todas situações que caracterizam trabalho em condições análogas à de escravidão.
De acordo com o superintendente João Bosco, a Seds devolverá neste ano mais ações conjuntas com os vários órgãos estaduais, como o Ministério Público do Trabalho de Goiás, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, e federais como os Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Serão campanhas de conscientização para a erradicação do trabalho escravo e para o combate ao tráfico de pessoas.”
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi criado em 2009 para homenagear fiscais do trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG). O episódio ficou conhecido como Chacina de Unaí.