Pacto pelo fim da violência contra a mulher avança em Goiás

Lançado no dia 21 de novembro pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher foi muito bem aceito por toda sociedade.

Um sinal dessa boa receptividade foram as caminhadas realizadas pelo fim da violência e que reuniram centenas de pessoas. Dois dias após o lançamento da campanha, foi feita uma grande caminhada no Centro da Capital promovida por diversas instituições e entidades que lutam pelo fim da violência doméstica e pela paz; o Grupo Mulheres do Brasil  promoveu uma caminhada no Parque Vaca Brava, no início do mês de dezembro, com a participação não apenas de mulheres, mas de muitos homens que apoiam a eliminação da violência de gênero.

Essa adesão está entre os objetivos do Pacto: promover ações a serem desenvolvidas por toda a sociedade e que envolvam todos; não apenas as mulheres, explica a titular da Seds, Lúcia Vânia. No governo, várias secretarias, em conjunto com a Seds, participam do Pacto: de Educação (Seduc), de Segurança Pública (SSP), de Saúde, além do Tribunal de Justiça de Goiás, Defensoria Pública, entidades empresariais e instituições religiosas.  

Desde o lançamento do Pacto, foram realizadas diversas ações que tiveram como objetivo buscar a adesão de outros grupos à campanha, como a Campanha Laço Branco: Homens de Goiás Unidos pelo Fim da Violência Contra a Mulher. “Não podemos continuar falando apenas com as vítimas dessa violência; precisamos envolver a todos para conseguirmos reverter esse quadro vergonhoso da violência doméstica em Goiás”, defende Lúcia Vânia. 

Entre as ações previstas no Pacto, estão o programa Maria da Penha na Escola, que teve seu termo formalmente assinado e, logo que recomeçarem as aulas, deve ter início em parceria com a Secretaria de Educação; já foram criados 37 Comitês Permanentes de Questões para a Mulher e Diversidade nos órgãos e entidades do Estado de Goiás e as empresas já estão se cadastrando para participar do programa Maria da vai às Empresas.

Na Sala Lilás, espaço criado para oferecer atendimento às mulheres vítimas de violência, forma realizados mais de 50 atendimentos e 300 policiais civis e militares forma capacitados a respeito do formulário CNJ e a Sala Lilás. Durante a Operação Marias, foram cumpridos 80 mandados de prisão, sete mandados de busca e apreensão e 199 fiscalizações de medidas protetivas, e o aplicativo Goiás Seguro já foi baixado por 1,5 mil usuários, aproximadamente.

O Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher vai continuar promovendo ações que contribuam para o fim da violência contra as mulheres e meninas de todo o Estado, onde o governo adotou o seguinte lema: em Goiás, quem bate em mulher está agredindo um Estado inteiro.

Assessoria de Imprensa / Seds

27/12/2019

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo