Conferência debate políticas para o idoso em Goiânia

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, a conferência estadual reuniu mais de 250 pessoas e elegeu 18 delegados que vão representar o estado na Conferência Nacional da Pessoa Idosa

A secretária de Desenvolvimento Social Lúcia Vânia participou nesta quinta-feira (21) da quinta Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o evento reuniu representantes de todos os municípios no auditório da Faculdade Padrão, em Goiânia.

Na abertura, a secretária Lúcia Vânia falou de longevidade, da evolução do número de idosos no país e da importância das políticas públicas de apoio a essa parcela da população. “O idoso tem direito de ter acesso a todas as políticas sociais comuns a outras fases da vida, como a saúde, cultura e o esporte, sem nos esquecermos da inclusão digital, hoje algo fundamental para todos”, comentou a secretária.

Lembrando sua época de gestora social no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e também como senadora atuante nas causas sociais, Lúcia Vânia enfatizou a relevância de equipamentos públicos como os centros de convivência para os idosos.

“Precisamos equipar melhor nossos centros de convivência e sensibilizar os prefeitos a valorizar esse tipo de política. Mas não só eles, é necessário que a sociedade internalize o respeito pelo idoso e exija do poder público o cumprimento do Estatuto do Idoso”, disse a secretária enumerando as iniciativas que a Seds mantém em prol da promoção da dignidade do idoso em Goiás.

Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ignês Luzia Guardiola agradeceu à secretária pela presença e pediu apoio para a retomada do Fundo Estadual da Pessoa Idosa e implantação de ações específicas pelo Estado para a pessoa idosa, especialmente na área da saúde, com a realização de cirurgias de catarata. “Sabemos da sua sensibilidade e experiência com essa temática, por isso ninguém melhor do que a senhora para nos ajudar a recuperar essas políticas”, disse Ignês.  

Após os discursos, a secretária Lúcia Vânia participou da entrega de placas do programa “Prefeito Amigo da Pessoa Idosa” a representantes de 27 municípios. Com a adesão ao programa, os prefeitos se comprometem a executar políticas públicas para a pessoa idosa e ganham prioridade em repasses dos governos estadual e federal para essas políticas.   

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, a conferência estadual reuniu mais de 250 pessoas e elegeu 18 delegados que vão representar o estado na Conferência Nacional da Pessoa Idosa, a se realizar em Brasília, em data ainda não divulgada.

Assessoria de Imprensa / Seds

21/11/2019

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo