Governo condecora personalidades com Comenda Zumbi dos Palmares
Foram 10 homenageados, entre pessoas e instituições, que vêm se destacando na defesa e promoção da cultura negra em Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), condecorou nesta quarta-feira (20) 10 personalidades e instituições goianas com a Comenda Zumbi dos Palmares. A honraria fez parte das comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, em solenidade no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
A comenda reverencia a origem africana do povo brasileiro e conclama a sociedade na luta contra manifestações de intolerância e discriminação racial. Na abertura, a secretária Lúcia Vânia, titular da Seds, falou da importância do povo negro na história de Goiás e do Brasil, da importância das cotas sociais na correção de dívida histórica do país para com essa população e do trabalho da Seds em prol de políticas para a superação do racismo.
“Essa nossa singela homenagem aqui é mais um reconhecimento aos que no, silêncio de seus municípios, trabalham por uma sociedade mais justa e humana”, disse Lúcia Vânia referindo-se às personalidades, instituições e entidades de várias cidades goianas contempladas com a comenda.
Instituída pela Lei nº 16.239, de 18 de abril de 2008, a Comenda Zumbi dos Palmares tem a finalidade de agraciar personalidades físicas e jurídicas que se destacam por ações contra a discriminação racial e quaisquer outras formas de intolerâncias, bem como ações e atividades que contribuem para a promoção da igualdade racial em Goiás.
A primeira-dama Gracinha Caiado, representando o governador Ronaldo Caiado no evento, disse que, passados tantos anos, a abolição da escravatura no país ainda não acabou com o racismo na sociedade brasileira e que o Governo de Goiás seguirá contribuindo para a superação da intolerância racial.
“O Brasil tem uma dívida histórica a corrigir, uma reparação social inadiável e este governo dará a sua cota de contribuição. O lema deste governo é somos todos iguais e acreditamos que essa consciência negra precisa estar na cabeça de todos nós”, disse a primeira-dama, que foi homenageada pela comunidade Quilombo Cascata, de Aparecida de Goiânia.
Dona Dainha
Ao todo, foram 10 homenageados que vêm se destacando na defesa e promoção da cultura negra em Goiás, entre elas estão a antropóloga Luciana Dias (UFG), a comunidade quilombola Ana Laura e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Instituto Federal Goiano (confira a lista completa abaixo). Cada categoria da comenda leva o nome de uma personalidade marcante da cultura afrobrasileira.
Uma das agraciadas com a comenda, Dona Dainha, símbolo da memória e cultura das comunidades quilombolas de Cavalcante, disse estar feliz com a homenagem e a dedicou ao seu povo. “Não é só para mim, aqui estou representando minha gente, que luta dia e noite para sobreviver como sempre fizemos, com sofrimento, mas também com alegria”, disse ela, que tem 73 anos. Registrada Natalina dos Santos Rosa, mora no Vão do Moleque, uma das comunidades mais afastadas do município.
Os agraciados
Confira quem são os agraciados deste ano da Comenda Zumbi dos Palmares:
Troféu Milton Santos – NEABI/ IF Goiano (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Instituto Federal Goiano. O troféu Milton Santos é dado a instituições de ensino superior que contribuem com o desenvolvimento da cultura afrobrasileira.
Troféu Abdias Nascimento – Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da Prefeitura de Goiânia. Este troféu é dado a órgãos públicos que se destacam na defesa da superação do racismo institucional, com adoção de políticas e ações afirmativas.
Troféu Pedro Cassiano – Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN). Este troféu é dado a entidades sem fins lucrativos que contribuem para a valorização e o desenvolvimento da cultura afrobrasileira.
Troféu Chico Rei – Comunidade Quilombola Ana Laura, de Piracanjuba. Este troféu é dado a entidadesdo movimento social negro que se destacam no combate ao racismo e discriminação racial.
Troféu Anastácia – Dona Dainda (Natalina dos Santos Rosa, do Vão de Almas, Cavalcante). Este troféu é dado a mulheres negras que se destacam na luta pela valorização da mulher negra e no combate ao racismo.
Troféu Lélia Gonzalez – Luciana Dias, antropóloga, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Este troféu é dado a intelectuais e profissionais negros da iniciativa privada que contribuem para a valorização e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população negra.
Troféu Babalorixá João de Abuke – Iya Teresa de Omolu, de Aparecida de Goiânia. Este troféu é dado a personalidades negras que contribuem para a valorização e desenvolvimento das manifestações populares, religiosas e artísticas afrobrasileiras.
Troféu Semira Adamu – deputada estadual Adriana Accorsi. Este troféu é dado a personalidades políticas que se destacam no combate ao racismo e discriminação racial.
Troféu Maria José Alves Dias – Revista Pequiz, de Goiânia. Este troféu é dado a órgãos de imprensa que se destacam no combate ao racismo e na valorização da imagem da raça negra.
Troféu Santina Edertrudes – Elenízia da Mata, Prefeitura de Goiás. Este troféu é dado a servidores públicos negros que se destacam na defesa da superação do racismo.
Assessoria de Imprensa / Seds
20/11/2019