Reunião discute melhoria das políticas públicas e ações voltadas à qualificação profissional
A partir da discussão inicial, ficou acertada a realização de um seminário até o final do ano
O aprimoramento das políticas públicas de qualificação profissional foi alvo de uma reunião nesta terça-feira (12/11) entre a secretária Lúcia Vânia, representantes de instituições de ensino técnico e do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e da Superintendência de Trabalho, Emprego e Geração de Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds-GO).
A partir da discussão inicial, ficou acertada a realização de um seminário até o Natal, no qual pretende-se buscar a integração entre poder público, empresários, área educacional e Sistema S para atacar a questão da qualificação do trabalhador, aliás uma antiga exigência do setor produtivo.
De acordo com a secretária Lúcia Vânia, a intenção da Seds-GO é mediar, enquanto gestora estadual do segmento de qualificação profissional, a formulação e execução de políticas públicas no sentido de assegurar a ocupação das vagas já existentes, que deixam de ser ocupadas justamente pela ausência de qualificador do pretenso candidato.
“É preciso uma sinergia entre todas as partes envolvidas, buscando trabalhar com metas traçadas e fazendo uma minuciosa análise da vocação econômica das cidades, até mesmo para obter verbas específicas para a qualificação de acordo com essa demanda”, pontuou a titular da Seds-GO.
Um dos pedidos formulado pelo grupo presente é que a pasta e a secretária sejam intermediadores junto ao Governo Federal no sentido de buscar verbas e convênios que assegurem a qualificação profissional, especialmente após o fim do Ministério do Trabalho, cujas atribuições foram absorvidas pelo Ministério da Economia.
Reitor do Instituto Federal Goiano, (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida, enalteceu a iniciativa da secretária Lúcia Vânia ao articular o encontro visando aprimorar as políticas públicas de qualificação profissional em Goiás.
“Essa atitude é fundamental para somarmos esforços que já são executados individualmente entre o IFG [Instituto Federal de Goiás], o IF Goiano, o Itego [Instituto Tecnológico do Estado de Goiás] e o Senai [Serviço Nacional da Indústria]. Essa junção é importante para capacitarmos com eficiência os trabalhadores a serem empregados em várias partes do espaço, otimizando tempo e recursos”, pontuou.