Secretária participa do Fórum Goiano de Mulheres na Política

Organizado pelo Conselho Estadualvento tem como objetivo fortalecer e ampliar a presença feminina nos espaços de poder e decisão

A secretária Lúcia Vânia participou, nesta quinta-feira (7/11), do lançamento do Fórum Goiano de Mulheres na Política, realizado no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia.

Realizado pelo Conselho Estadual da Mulher (Conem), o evento tem como objetivo fortalecer e ampliar a presença feminina nos espaços de poder e decisão, bem como garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades, direitos, cidadania, acesso a bens e políticas públicas para a pluralidade de grupos sociais que compõem a sociedade.

Em seu discurso, a titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds-GO) relembrou a trajetória na vida pública e os desafios que enfrentou ao colocar-se na vida política em 1986, quando foi eleita deputada federal constituinte – a primeira do estado.

“O marco mais importante de minha trajetória política, tanto como deputada, secretária Nacional de Assistência Social e senadora foi ter podido participar da Assembleia Nacional Constituinte, que foi o embrião de todas as conquistas que nós tivemos ao longo desse tempo”, frisou a secretária.

Lúcia Vânia também lembrou a importância da presença feminina no sentido de assegurar a promoção de políticas públicas e encorajou as mulheres a vencerem as resistências e preconceitos.

“Não era comum uma mulher em um palanque falando para uma multidão. No começo, pegava o microfone e tremia, por não ter um discurso ainda consolidado. Mas, na medida em que fui andado pelo estado, fui ganhando a coragem necessária e, aos poucos, ainda que a última a discursar, o público passou a aguardar o meu discurso e as mulheres dos presidentes de diretórios foram me apoiando e, de mulher em mulher, fui a deputada mais votada”, rememorou.

Ações

Em um parlamento ainda majoritariamente masculino, Lúcia Vânia reafirma a necessidade de somatória de esforços no sentido de garantir as conquistas fundamentais às mulheres.

“A mulher precisa entender que as realizações só acontecem quando há a união, mas também a cumplicidade masculina. Não basta apenas pregar para convertidos, mas é preciso sensibilizar o homem para a importância da representação feminina”, asseverou.

A secretária também destacou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social em prol do segmento da Mulher e que o mês de novembro terá importantes realizações com o objetivo de combater os ainda elevados índices de violência contra a mulher e elogiou o trabalho realizado pela superintendente da Mulher e Igualdade Racial da pasta, Rosi Guimarães, em prol da causa feminina.

“Vamos lançar os 21 dias de ativismo contra a violência doméstica e, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, será ativado uma funcionalidade do aplicativo Goiás Mais Seguro que permite a mulher que tenha passado ou esteja passando por um caso de violência denunciá-la, além de inserirmos, em parceria com a Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg), um momento de conscientização sobre a Lei Maria da Penha nas unidades industriais”, finalizou.

Também participaram do evento a presidente do Conem, Ana Rita Marcelo de Castro; das deputadas Adriana Accorsi e Lêda Borges (PSDB); as prefeitas Iolanda Holiceni (Alvorada do Norte), Nárcia Kelly (Bela Vista de Goiás) e Zélia Camelo (Itapirapuã); a secretária de Políticas para as Mulheres da prefeitura da Capital, Ana Carolina Nunes de Souza Almeida; e a superintendente da Mulher e Igualdade Racial da Seds-GO, Rosi Guimarães.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo