Assinado termo para a implantação do Projeto Rondon em Goiás
A previsão de início é em julho de 2020, com a "Operação Lobo-Guará", priorizando as dez cidades mais carentes do estado e o Entorno do Distrito Federal
Um importante passo visando a melhoria da prestação da assistência social no estado foi dado nesta quarta-feira (6/11), com a assinatura do Termo de Cooperação do Projeto Rondon entre o Governo de Goiás e a União, por meio do Ministério da Defesa, durante a abertura da Expo CIEE no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.
Além do governador Ronaldo Caiado, também assinaram o termo como representantes do Estado de Goiás a primeira-dama Gracinha Caiado, que é coordenadora do Grupo Técnico Social de Goiás e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
O projeto tem previsão de início para o mês de julho de 2020 com a “Operação Lobo-Guará”, que será direcionada aos municípios mais carentes do Estado, indicados pelo Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF), medido pelo Instituto Mauro Borges (IMB), e ao Entorno do Distrito Federal.
Estudantes universitários, bolsistas pela OVG, e professores atuarão de forma voluntária nas cidades levando conhecimento e desenvolvendo ações transformadoras nas comunidades.
"É uma alegria poder retomar essa inciativa pioneira, paralisada desde 2010. Que estes jovens que são beneficiários da bolsa e de todas as outras formas de incentivo retribuam às regiões mais carentes do Estado de Goiás”, observou Ronaldo Caiado.
O governador solicitou à sua equipe a criação de um projeto nos moldes do Projeto Rondon para o Estado de Goiás.
“Eu quero criar o nosso Projeto Rondon, nos moldes do que já existe no cenário nacional, para eu poder dar ao povo goiano, que paga pela mensalidade, que paga pelo custo dos jovens, a retribuição. Vamos implantar esse projeto no ano que vem”, anunciou o governador.
O general de Exército da reserva, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa parabenizou o governador Ronaldo Caiado pela sensibilidade e pelo reconhecimento da grandiosidade do trabalho. “Com o seu apoio e o apoio do seu governo, certamente, teremos um grande evento no ano que vem”, destacou.
Titular da pasta da assistência social do estado, a secretária Lúcia Vânia enfatizou que a retomada do Projeto Rondon em Goiás colabora para o reforço das ações governamentais voltadas àqueles que mais precisam do amparo do poder público.
"