Governo de Goiás retoma obras de unidades socioeducativas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), anunciou nesta terça-feira (29/10) a retomada das obras dos Centros de Atendimento Socioeducativo de Itaberaí, Itumbiara e Porangatu, parados desde meados de 2018. O custo global das unidades é de R$ 22,5 milhões, fruto de convênios da pasta com o Governo Federal.

A boa notícia foi dada em uma solenidade realizada no Auditório Principal da Seds-GO, em Goiânia, e contou com a participação da secretária Lúcia Vânia, do presidente da Goinfra, Pedro Henrique Salles, e de superintendentes, gerentes e técnicos dos dois órgãos.

Em sua fala, Lúcia Vânia ressaltou a importância da conclusão das obras para o atendimento aos menores reeducandos em todo o estado. “É uma prioridade nossa, minha, do governador Ronaldo Caiado e de todo o governo mostrar que nossos jovens são passíveis de recuperação, que merecem ser tratados com respeito e dignidade”, disse a secretária. Além disso, o diferencial dos Centros de Atendimento Socioeducativos será a implantação de uma ampla rede de assistência aos internos. “Nós vamos colocar a escola em tempo integral, capacitação, esporte e lazer”, ressaltou Lúcia Vânia. 

Ela agradeceu ao presidente da Goinfra pelo empenho na retomada das obras e também aos servidores da Seds-GO, pelo esforço concentrado para que os processos fossem acelerados e os convênios com a Goinfra pudessem ser assinados na ocasião. “Essa vitória não é minha, é uma vitória da equipe, por isso eu agradeço a todos”, disse.

Pedro Henrique Sales mostrou-se satisfeito pelo convite da secretária para o anúncio conjunto e explicou como as obras do socioeducativo se inserem no fluxograma de trabalho do órgão e falou da importância do socioeducativo para o governo goiano. “É uma prioridade da secretária Lúcia Vânia e, no que depender da Goinfra, o processo vai estar andando constantemente, para que a gente chegue ao final do mandato do nosso governador Ronaldo Caiado e diga que o socioeducativo é uma referência nacional”, disse o presidente. 

 

Cronograma

Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa contratante deverá reiniciar as obras e concluí-las dentro do novo prazo estipulado. Em Itaberaí, as obras do centro socioeducativo, que deviam ter sido concluídas em outubro de 2015, foram paralisadas em junho de 2018. A nova previsão é de que a unidade esteja totalmente finalizada em junho de 2020 e ofereça 58 vagas aos menores infratores.

Em Itumbiara, o centro deveria ter sido concluído em fevereiro de 2018, mesmo mês em que foi paralisada. Com a retomada das obras, a nova previsão é de que esteja pronto em dezembro de 2020 e também oferte 58 vagas. Da mesma forma, Porangatu deverá estar pronto para receber os internos em dezembro de 2020. A unidade, que teve apenas 36% das obras executadas, oferecerá 52 vagas.

Sendo assim, ao todo serão 168 novas vagas ao sistema socioeducativo, afastando o risco de superlotação e dando ao adolescente internado as condições adequadas para se ressocializar, afastando-se do universo da criminalidade.

 

Assessoria de Imprensa / Seds

29/10/2019

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo