Secretária participa de lançamento do projeto Lei Maria da Penha na Escola em Morrinhos

A secretária Lúcia Vânia, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), participou nesta sexta-feira (18/10) em Morrinhos do lançamento do projeto “Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola”, promovido pelo Tribunal de Justiça. A cidade é a quarta a integrar o projeto, já implantado em Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Iniciativa do judiciário, o projeto conta com parcerias de secretarias de Estado e municipais de Educação. O objetivo é orientar professores e estudantes a respeito da necessidade de prevenção e combate à violência doméstica, propiciando debates e discussões sobre questões históricas e culturais relacionadas a essa temática e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de cidadãos com potencial transformador da realidade social.

“Nós só vamos realmente combater a violência contra a mulher se houver o engajamento de toda a sociedade e a educação é o carro-chefe desse processo. A educação é a oportunidade de melhorar e modificar a sociedade. Assim, começar a prevenção é muito melhor do que ir para a repressão. Então, estão todos de parabéns nesse projeto, parabéns ao poder judiciário, às forças da segurança pública e da educação”, disse Lúcia Vânia na abertura do evento.

Participaram da solenidade a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça e coordenadora geral do projeto, o coordenador executivo do projeto, juiz Vitor Umbelino Soares Junior, o juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes, Patrícia Machado Carrijo, juíza da comarca de Morrinhos, o prefeito Rogério Tronco Chaves, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Terezinha Chaves, entre outras autoridades locais.

O coordenador executivo, juiz Vitor Umbelino Soares Junior, explica que o projeto contempla a fase de capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos em cinco módulos e, posteriormente, os educadores vão para as escolas disseminarem esse conhecimento. Segundo ele, a equipe coordenadora do projeto do TJ também visita as escolas para verificação dos resultados.

Assessoria de Imprensa / Seds

18/10/2019

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo