Governo de Goiás leva Mutirão Social a Santa Cruz nos 290 anos da cidade

Iniciativa faz parte das atividades que marcam a transferência simbólica da capital do Estado à cidade histórica

Os moradores de Santa Cruz de Goiás, cidade a 108 quilômetros de Goiânia, poderão usufruir nesta terça-feira (27/8) dos serviços do Mutirão Social – Governo em Ação ao longo de todo o dia.

A iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), faz parte das atividades que marcam a transferência simbólica da capital do Estado à cidade histórica e aniversário de 290 anos de Santa Cruz.

A solenidade contará com as presenças dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Goiás e de autoridades políticas e administrativas estaduais e da cidade e proximidades.

Serão oferecidas ao público presente diversas ações, tais como Carteira do Autista, Carteira de Trabalho, Passaporte do Idoso, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e a segunda via das Certidões de Casamento, Nascimento e Averbação de Divórcio.

"Esse é o Balcão de Direitos que auxilia a população que mais precisa do amparo do poder público. Resgatar a cidadania e a dignidade das pessoas é um compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado que honraremos com entusiasmo e muito trabalho", sublinha o titular da Seds-GO, Marcos Cabral.

História

A fundação da cidade remonta ao século XVIII, durante a corrida aurífera do Brasil Colônia. O bandeirante Manoel Dias da Silva alojou-se em um sitio e, em agradecimento a Deus por encontrar muito ouro, ergueu uma grande cruz, onde nela escreveu: “Viva el Rei de Portugal”, afirmando que aquele seria o futuro arraial de Santa Cruz. 

O arraial foi ganhando autonomia administrativa com o avançar da relevância econômica. Santa Cruz de Goiás chegou a ser capital do estado entre os anos de 1839 e 1870, quando uma enchente destruiu a parte baixa da Cidade de Goiás, a antiga Vila Boa, sede administrativa até 1937.

Após o crescimento, veio a decadência e Santa Cruz tornou-se distrito de Pires do Rio na primeira metade do século XX, com a ascensão de Pedro Ludovico ao poder. Somente em 1947 a cidade recuperou a autonomia administrativa, contando hoje com cerca de 3,5 mil habitantes.

Assessoria de Imprensa / Seds

26/08/2019

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo