Seds e Corpo de Bombeiros discutem aprimoramento do serviço SOS Pessoa com Deficiência
Reunião contou com integrantes da corporação e de associações que atuam na proteção e inclusão dessascomunidade
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), realizou, nesta quinta-feira (17/10), uma reunião para aprimoramento do serviço SOS Pessoa com Deficiência. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Pestalozzi. O objetivo da discussão é a inclusão de uma ferramenta que facilite a assistência aos surdos e deficientes auditivos.
De acordo com o tenente-coronel Marcos, atualmente, o canal realiza mais de 1.100 atendimentos. Destes, 90% dos casos são solucionados apenas pelo telefone. A meta é que portadores de surdez ou deficiência auditiva consigam pedir ajuda à corporação sem a necessidade do auxílio de terceiros, em momentos de angústia. “Foram discutidos alguns aprimoramentos, onde a Seds vai atuar como parceira do Corpo de Bombeiros para que possamos desenvolver um trabalho de inclusão dentro do salvamento de emergência”, afirma.
Durante o encontro, foram apresentadas as demandas e ações que estão sendo implementadas para a melhoria do serviço. Foi destacado o avanço no processo licitatório para a criação da Central de Libras, com o fornecimento de um profissional intérprete para a Gerência da Pessoa com Deficiência a outras oito secretarias. Além disso, serão ofertados pela Seds, em parceria com o CBMGO, cursos de capacitação sobre como pedir socorro e como realizar o atendimento dos usuários.
Segundo a superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luisa Freire, a adoção das medidas são essenciais para que todo chamado seja atendido, sem qualquer tipo de constrangimento. “Nós precisamos enxergar as pessoas com deficiência e incluí-las em nosso dia a dia. Temos esse olhar humano e trabalhamos a pauta para que as políticas públicas funcionem como forma de inclusão e não de exclusão”, ressalta. Ana Luísa ainda afirmou que a Seds está à disposição para a discussão e solução das necessidades.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás