Goiás Social divulga Protocolo Todos Por Elas em terminal, bares e restaurantes de Goiânia

Ação da Seds e parceiros tem o objetivo de levar informações e conscientização do combate à violência contra a mulher, sobre formas de assédio e como denunciar

Ação busca levar informações por meio de panfletos, cartazes e folders. (Foto: Carol Costa/Seds)

Equipes do Goiás Social e da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher realizaram na sexta-feira (19) mais uma divulgação do Protocolo Todos Por Elas – Não é Não! A mobilização começou no Terminal Bandeiras e seguiu para bares e restaurantes da região Sudoeste de Goiânia com distribuição de folhetos sobre os tipos de violência contra a mulher, além de divulgar os canais de denúncia para a população. Nos estabelecimentos que aceitaram participar da iniciativa, também teve colagem de adesivos nas portas dos banheiros com as informações do protocolo. 

Equipes de forças de seguranças do estado participaram juntamente com a equipe da Seds. (Foto: Carol Costa/Seds).

O grupo contou com a participação de equipes das forças de segurança do Estado de Goiás como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, e municipais, por meio da Patrulha Mulher Segura, da Guarda Civil Metropolitana.

De acordo com Silvana Fuini, Subsecretária de Execução de Política Social da Seds, essa ação mostra a presença do governo em todas as áreas no combate à violência contra a mulher. “Essa é mais uma ação do Goiás Social, é o Governo de Goiás presente em todas as áreas, e nós estamos aqui para combater a violência contra a mulher”, explicou ela. 

Para a titular da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem), Ana Elisa Gomes, é muito importante denunciar todo e qualquer tipo de violência que atinge as mulheres. “Nós sabemos que apenas com uma denúncia conseguimos evitar a ocorrência dos crimes mais graves”, destacou ela. 

Cliente de um dos bares visitados, a psicóloga Virgínia Sarmento considera que muitas mulheres não sabem nem o que é violência, às vezes sofrida dentro de casa, no ambiente de trabalho, no ambiente coletivo social. “É possível denunciar, buscar ajuda, então se você sofre de algum tipo de violência seja física, psicológica, procure ajuda”, recomenda ela. 

Entrega de panfletos e cartazes em bares da região Sudoeste de Goiânia. (Foto: Carol Costa/Seds).

Não é Não!

O Protocolo Todos por Elas foi implementado pelo Governo de Goiás, por meio da Seds, com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e lançado pelo governador Ronaldo Caiado em 8 de março de 2023.

Tem como objetivo incentivar bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral a apoiar mulheres em situação de risco. A orientação é para que os estabelecimentos acolham os pedidos de ajuda, providenciando às vítimas maneiras para fazer a denúncia. O slogan é “O pacto é não calar, denunciar e salvar vidas”.

O protocolo foi desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg).

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo