5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência discute cenário atual e futuro na implementação de direitos

Evento conta com a participação de 157 delegados, é aberto à comunidade e debate temas como acesso à educação, empregabilidade e combate ao capacitismo

Evento discute propostas de políticas públicas para garantir direitos da pessoa com deficiência e promover a inclusão e a igualdade na sociedade – Foto: Seds/Carol Costa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), participa da 5ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que teve início nesta sexta-feira (12/04), e segue até amanhã (13/04), no Umuarama Hotel, em Goiânia. A promoção é do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento tem como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência” e conta com a participação de 157 delegados, eleitos nas conferências municipais e regionais, representantes governamentais e da sociedade civil. A conferência é aberta e qualquer cidadão pode participar.

Durante dois dias serão discutidas propostas de políticas públicas para garantir direitos da pessoa com deficiência e promover a inclusão e a igualdade na sociedade. Entre eles, estão acesso à educação, saúde, empregabilidade, cultura, tecnologias assistivas na comunicação e combate ao capacitismo. As propostas serão apresentadas na etapa da conferência nacional, que será realizada em Brasília, em julho.

Foto: Seds/Carol Costa

O secretário da Seds, Wellington Matos, destacou que a deficiência não deve ser vista como uma limitação, mas como uma característica que enriquece a diversidade humana. Segundo Matos, a acessibilidade é fundamental para garantir que essas pessoas possam desfrutar plenamente de seus direitos. “Isso inclui acesso a educação de qualidade, emprego digno, transporte adequado e espaços públicos adaptados”, afirmou Matos.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil têm 18,6 milhões de pessoas com deficiência. Em Goiás, a estimativa é que 8,5% da população possua algum tipo de deficiência. Nos últimos cinco anos, o Governo de Goiás destinou quase 20 milhões para os programas Auxílio Nutricional e Água e Energia a mais de 60 entidades, incluindo associações, escolas, fundações, que atendem pessoas com deficiência.

O Aprendiz do Futuro, maior programa de socioaprendizagem do Brasil, desenvolvido pelo Governo de Goiás, e que oferece a oportunidade de um emprego qualificado, associado à formação educacional, tem 5% das suas vagas reservadas para pessoas com deficiência, de qualquer idade. Parceria com a OVG disponibiliza a doação de cadeiras de roda, cadeiras de banho e fraudas nos muitos eventos realizados na capital e interior. E só nos últimos cinco anos, foram emitidos mais de seis mil documentos de Passe Livre da Pessoa com Deficiência e 10 mil carteiras de identificação da pessoa com espectro autista.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo