Técnicos do Ministério da Saúde conhecem modelo goiano de monitoramento

Integrantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Sala Nacional de Coordenação e Controle para o enfretamento da Dengue, do Vírus Chinkungunya e do Zika Vírus e Assessoria de Mobilização de Combate ao Aedes no Distrito Federal estarão em Goiás nessa quinta-feira, dia 28 de janeiro, para conhecer o modelo estadual de controle e monitoramento das ações de combate ao Aedes aegypti, desenvolvido por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Às 9 horas, eles farão uma visita ao Conecta SUS, localizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), no Parque Santa Cruz.

A visita foi agendada a pedido do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que em matéria publicada em O Globo nessa semana disse que pretende estender para todo Brasil o programa implementado em Goiás pelo governador Marconi Perillo, que faz o monitoramento on line do trabalho dos agentes de saúde no Estado.

Os integrantes da Sala Nacional de Coordenação conhecerão de perto o controle e monitoramento on line desenvolvido no Conecta SUS – realizado em parceria pela SES e Corpo de Bombeiros Militar – para que possam usar o modelo como referência para outros Estados.

Fazem parte da comitiva: o secretário nacional de Defesa Civil Adriano Pereira, o coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue Marcus Vinícius Quito, o coordenador das ações de combate ao Aedes no Distrito Federal major do Batalhão Militar Omar Oliveira e o assessor de mobilização de combate ao aedes no DF Ailton Domínio. A intenção é que a partir deste encontro as secretarias de Saúde de Goiás e do DF possam desenvolver ações conjuntas para eliminar o mosquito na região do entorno do Distrito Federal.

Sala Nacional

A Sala Nacional de Coordenação e Controle para o enfretamento da Dengue, do Vírus Chinkungunya e do Zika Vírus foi criada por meio do decreto nº 8.612, de 21 de dezembro de 2015. A Sala funciona no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e tem como objetivo gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, para o enfrentamento da Dengue, do Vírus Chinkungunya e do Zika Vírus.

Fazem parte da Sala Nacional: o Ministério da Saúde, que a coordena; o Ministério da Integração Nacional; a Casa Civil da Presidência da República; o Ministério da Defesa; o Ministério da Educação; o Ministério do Desenvolvimento Social; e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo