Secretaria de Saúde e Cidadã se unem contra o Aedes
A secretária Cidadã do Estado de Goiás, Lêda Borges e o superintendente executivo da Secretaria de Saúde, Halim Girade, mobilizaram hoje, 1º de março, uma plateia de mais de 500 supervisores e coordenadores dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família para atuarem nas ações do “Goiás contra o Aedes”.
O encontro confluiu em uma capacitação dirigida por técnicos da SES no auditório da Celg aos profissionais da Secretaria Cidadã. “Temos certeza que a ação social junta com a Saúde traça, sempre, caminhos mais ágeis e curtos de aproximação às famílias para combater o mosquito. Temos que entender que todos nós somos síndicos dengueiros. Vocês levam sensibilidade aos moradores”, disse Leda aos presentes. A secretaria Cidadã agora faz parte do Comitê de Combate ao Aedes em Goiás.
A capacitação foi liderada pelo Coordenador Geral de Ações Estratégicas em Dengue, Murilo do Carmo e Silva, do Coordenador Geral de Controle Ambiental de Vetores, Marcello Rosa, e do Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Borges de Lira.
Goiás contra o Aedes
Foi lançada em dezembro após o governo decretar estado de Emergência Sanitária em Goiás por conta do número de registros nacionais e regionais de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – zika, dengue e chikungunya.
“Fico emocionado ao ver esse auditório cheio de pessoas que chegam às nossas famílias goianas. Peço que vocês ajudem a cada um na busca dos focos do Aedes. Em principal os idosos que têm maior dificuldade”, pediu Halim Girade, que fez ampla explanação explicando a importância de cada agente na condução e orientação às comunidades visitadas.
Durante a palestra, Halim Girade apresentou vídeo que ilustra o drama do vírus zika associado à microcefalia e outro sobre orientação para retirada de focos nas residências. Halim mostrou um levantamento que apresenta o sucesso da operação Goiás Contra o Aedes, que permitiu a visita em mais de 1 milhão de imóveis goianos.
O trabalho é executado em ciclos de visitas em grupos de municípios, com a presença do Corpo de Bombeiros, Agentes de Combate à Endemias e Agentes de Saúde.
De janeiro para fevereiro, Goiás reduziu em 46,62% o número de imóveis com focos de Aedes aegypti. O porcentual de residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios com criadouros do mosquito caiu de 3,99% para 2,13%. O secretário Leonardo Vilela, atribui estes números à força-tarefa Goiás contra o Aedes, que começou a ser desenvolvida pelo governo do Estado em dezembro de 2015 e foi expandida a todo território goiano em janeiro deste ano.
De acordo com Lêda Borges, os coordenadores e supervisores dos programas sociais da Secretaria Cidadã realizam visitas diárias às residências dos beneficiários, o que facilita a abordagem e o acesso, considerado um dos principais entraves no combate à dengue.