Saúde de Goiás consolida parcerias com universidades

Projetos tanto de formação de profissionais, como pesquisas e apoio políticas públicas estão no radar da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO)

Pesquisa inédita UniEvangélica e USP São Carlos utiliza larvicida atóxico e de baixo custo no combate ao Aedes

O secretário de Estado da Saúde Rasível Santos, acompanhado pelo secretário adjunto Sérgio Vencio, e pelo subsecretário de Atenção e Vigilância, Luciano Moura, visitou nesta sexta-feira, 08,  a Associação Educativa Evangélica de Anápolis, entidade mantenedora da UniEvangélica, Fundação Evangélica Universitária (Funev) e Hospital Evangélico de Anápolis.

“Receber o secretário de saúde e sua equipe é sempre muito bom, pois temos compromisso com as políticas públicas; nossa missão é servir a comunidade e servir também o Estado de Goiás. Treinamos profissionais de saúde, durante a pandemia, por exemplo, e queremos continuar contribuindo”, disse o presidente do Conselho de Administração da Associação  Educativa Evangélica, Augusto César Rocha Ventura.

O secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, enfatizou a importância da formação humana dos profissionais de saúde, com foco na centralidade do paciente. “O foco só no aspecto técnico ou tecnológico não é desejável. A questão humana é importante; ninguém quer ser tratado por um robô “, frisou.

Projetos de Telemedicina para superar dificuldades de acesso ao SUS, a espiritualidade na saúde, a formação humanista dos médicos e o avanço na qualidade da assistência regionalizada foram pontos discutidos na reunião.

“Toda ajuda à saúde é bem-vinda. Temos diversas parcerias com as boas universidades, como é a diretriz do governador. Formamos novos profissionais em conjunto e queremos inovar em pesquisas e novas tecnologias”, explicou Sérgio Vencio, secretário-adjunto da SES.

Gestão

Com relação à gestão, outro grande desafio, as experiências também são produtivas. A Funev, Fundação UniEvangélica, assumiu o Hospital Estadual e a Policlínica de São Luís  de Montes Belos, num contrato emergencial com a SES, no ano passado. “O esforço que estão fazendo tem sido bem avaliado, visto que estão buscando o alcance de todas as metas”, explicou Luciano de Moura, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES.

O Hospital Evangélico de Anápolis, adquirido pela Associação Evangélica e o primeiro hospital particular do Estado é uma unidade consolidada no Estado. A SES manifestou interesse em desenvolver parceria para ampliação dos atendimentos, por meio de pactuações e plano de fortalecimento.

Pesquisa Combate à dengue

Durante a visita o professor e pesquisador Lucas Danilo Dias, apresentou o projeto de pesquisa já patenteado e com testes de campo bem sucedidos, de uma ração comida pela larva do Aedes aegipty e que, a partir de uma molécula foto ativada, oxida as larvas.

A pesquisa foi desenvolvida com colaboradores da USP Campus de São Carlos e já tem uma produção de 6 quilos por semana. “A ração é à base de açafrão e as moléculas são inofensivas ao meio ambiente ou ao ser humano, afetando somente o organismo das larvas”, explica Lucas Dias. Rasível Santos e Sérgio Vencio destacaram que projetos assim interessam ao Estado e encaminharam tratativas para avaliar custos da incorporação da técnica ao combate à dengue.

Comunicação Setorial SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo