Representantes do Ministério da Saúde visitam unidades habilitadas em oncologia

A convite da SES, as consultoras técnicas do Ministério da Saúde, que atuam na área da coordenação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, visitam unidades de tratamento do câncer em Goiânia, para verificar o acesso dos pacientes e a qualidade do atendimento

MS e SES são acompanhados por representantes do Hospital Araújo Jorge durante visita

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da coordenação de oncologia, reuniu área técnica da pasta, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), para visitar unidades financiadas pelos Estado, município e governo federal. A primeira visitação ocorreu no Hospital Araújo Jorge, um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que oferece assistência especializada ao paciente com câncer.

A consultora técnica do MS, Rejane Leite Souza Soares, explica que as visitas ocorrem conforme demanda do Estado, e não tem caráter de fiscalização: “A visita é para entender a lógica do atendimento do tratamento do câncer e o levantamento das informações ajuda na organização da rede. Serve para verificar se o fluxo está coordenado ou se precisa de algum ajuste de melhoria, estamos disponíveis para colaborar”, pontua.

O objetivo dessas visitas é observar o acesso dos pacientes e a qualidade do atendimento em diversas áreas, incluindo ambulatório, tratamento cirúrgico, serviços de quimioterapia e radioterapia, além da dispensação de medicamentos. Essa abordagem permite uma avaliação mais precisa da prestação de serviços e do cumprimento da legislação vigente, como justifica o coordenador de oncologia da SES, Kleber Júnior Rodrigues Monteiro: “As visitas in loco são fundamentais para uma conexão direta com os pacientes e profissionais dos serviços, além de possibilitar a verificação da infraestrutura das unidades. Embora recebamos relatórios sobre a produção dos atendimentos, a observação direta nos oferece uma visão mais completa da realidade enfrentada pelos usuários, reforça o coordenador.

A comitiva ainda segue até a sexta-feira (09/8) para mais visitas que ocorrerão no Hospital das Clínicas e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Ao final das visitas, um relatório ajudará na identificação das necessidades de revisão dos fluxos de atendimento e a possibilidade de implementação de novos serviços assistenciais nas unidades. Além disso, pode contribuir no aprimoramento dos pontos de atenção nas áreas de radioterapia e hematologia.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo