Perguntas e Respostas Frequentes – Cartão SUS
Como faço para fazer o Cartão SUS?
Resposta: Para fazer o Cartão SUS basta dirigir a Secretaria Municipal de Saúde do seu município, ou a qualquer unidade de saúde ou do Programa Saúde da Família autorizada pelo município a realizar a cadastro e emissão do mesmo. Em alguns municípios podem fazer o cartão nos locais onde estão sendo atendidos. Para fazer o Cartão SUS pela primeira vez, deve procurar a secretaria municipal de saúde onde reside, de posse de identidade ou CPF, que terá as informações que necessitar.
Quais os documentos necessários para fazer o cartão SUS?
Resposta: Documento necessário para fazer o Cartão é o de identificação do usuário como carteira de identidade (RG), certidão de nascimento (para menores de idade), carteira de trabalho ou carteira nacional de Habilitação, CPF, e o comprovante de endereço de domicílio permanente do usuário, independentemente do município em que esteja no momento do cadastramento ou do atendimento. Lembrando que a Declaração de Nascido Vivo (DNV) é considerada documento válido para fazer o Cartão SUS e a Declaração de Óbitos (DO) é considerada como documento válido para os procedimentos de inativação do Cartão. Telefone Cartão SUS Goiânia: (62) 3524-1610 e (62) 3524-1632 (O cartão do SUS é feito nos distritos sanitários). Telefone Cartão SUS Aparecida de Goiânia: (62) 3545-5872.
Como conseguir vaga de UTI?
Resposta: A equipe médica da unidade onde o paciente esta internado, solicita a vaga e insere no sistema de regulação na central de vaga da secretaria municipal de saúde.
Qual é o número do telefone para agendar consulta no Município de Aparecida de Goiânia?
Resposta: O telefone é o 0800-646-1590
Como conseguir atendimento de consultas para pessoas que residem em Goiânia?
Resposta: O usuário do SUS que mora em Goiânia e necessita de atendimento médico ambulatorial deve ligar gratuitamente para o Tele Consulta através do número 0800-646-1560. Para que entre no fluxo é necessária a primeira consulta na rede básica de saúde.
Como conseguir atendimento de consultas para pessoas que residem em outros municípios?
Resposta: O usuário do interior, inicialmente, deve ser atendido em uma unidade básica de saúde de seu município, seja no Cais, Centros de Saúde, Ciams, hospitais municipais e regionais. Após constatada a necessidade de assistência especializada, o pedido será encaminhado para a Central de Regulação de Vagas da Secretaria Municipal de Saúde do respectivo município, que é a responsável pela verificação da disponibilidade e pelo encaminhamento, via sistema, do usuário à unidade que o atenderá.