Ouvidoria Setorial do SUS capacita profissionais para novas unidades

Servidores que integram a rede de ouvidoria do Estado recebem qualificação baseada na nova perspectiva da gestão da SES-GO

Fornecer indicadores para a qualificação dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como instrumento importante para a gestão da saúde pública. Esse é um dos pilares da Ouvidoria Setorial do SUS, responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos. Para capacitar profissionais que integram a rede de ouvidoria do Estado, a Ouvidoria Setorial do SUS da Secretaria de Estado da Saúde concluiu na quarta-feira, 4, o treinamento do sistema.

Segundo a nova ouvidora setorial, Erenice Santos, o curso capacita os ouvidores das unidades da SES-GO e ainda das Secretarias Municipais de Saúde. “É o primeiro grupo nesta atual administração que está sendo capacitado com a nova perspectiva da gestão da SES”, diz. O curso segue o conteúdo do Ministério da Saúde, com foco mais operacional, neste momento, explicando, por exemplo, como manusear o sistema e registrar as demandas. A capacitação é a última etapa para a implantação de 11 novas unidades que vão compor a rede de ouvidorias estadual. Destas, oito serão instaladas pelas Secretarias Municipais de Saúde e três em unidades da SES.

Erenice, que é servidora efetiva da SES-GO há 9 anos, acrescenta que atualmente a ouvidoria ganha nova roupagem, se transformando em gerência e tendo papel importante para qualificar a gestão. “Pensando em controle social, a ouvidoria precisa estar mais próxima dos gestores, e essa capacitação vem com os pilares da atual gestão, que são a regionalização, a regulação e a eficiência”, comenta, ao enfatizar que os novos ouvidores serão formados com essa perspectiva, descentralizando o conceito e a prática da Ouvidoria Setorial para os municípios.

Rede estadual

No total, 113 municípios compõem a rede estadual. O conceito de ouvidoria em rede trabalha com atores no nível federal, estadual, municipal e ainda a rede conveniada ao SUS. Para a nova gerente, é fundamental que, principalmente, os secretários municipais de Saúde compreendam a importância da ouvidoria e passem a compor a rede.

A ouvidoria tem um papel importante para entender o usuário do SUS. “Por exemplo, a partir de um elogio, é possível levar a boa prática para outras regiões, oferecendo os serviços com mais qualidade. Outro ponto é a própria transparência da gestão, que é um princípio da administração pública e tem na ouvidoria uma importante fonte”. Ainda de acordo com Erenice, a partir desses entendimentos é possível que a ouvidoria contribua com a gestão.

Mais informações

A ouvidoria pode ser acionada pelo telefone 0800-6433700 ou, pessoalmente, na Avenida República do Líbano, nº 1875, 2º andar, Edifício Vera Lúcia, no Setor Oeste, em Goiânia. O acesso pode ser feito ainda pelas páginas da SES-GO na internet (https://goias.gov.br/saude/ouvidoria) e por e-mail (ouvidoria@saude.go.gov.br).

 

Thiago Lagares (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

 

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