Municípios da região de saúde Sudoeste I assinam Termo de Adesão ao SIGA Saúde Goiás

Na manhã desta sexta-feira (04), a equipe do SIGA Saúde Goiás se reuniu, no Conecta SUS, com prefeitos e secretários municipais (SMS) da região de saúde Sudoeste I para a assinatura do Termo de Adesão ao projeto. Compareceram representantes de Aparecida do Rio Doce, Acreúna, Caçu, Rio Verde, Santa Helena, Maurilândia, Porteirão, Montividiu, Castelândia, São Simão, Quirinópolis e Lagoa Santa. O encontro permitiu que os gestores municipais conhecessem mais sobre o sistema e seus benefícios.

Na oportunidade, foram apresentados uma amostra dos primeiros indicadores gerados a partir da implantação do SIGA Saúde em Quirinópolis, no período de 1º a 25 de fevereiro. Índice de absenteísmo, número de pacientes com Cartão SUS, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e registros de atendimentos foram alguns indicadores mostrados. De acordo com a equipe de implantação do SIGA Saúde, foram realizadas mais de 1.500 consultas durante este período, em Quirinópolis, primeiro município a receber o projeto.

Para o secretário municipal de saúde de Quirinópolis, André Franco, o sistema proporcionou mais transparência. Com a utilização do SIGA, foi possível identificar pontos falhos na gestão e que agora poderão ser corrigidos.

O Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, participou do encontro e vislumbrou o projeto em todo o Estado. De acordo com ele, o SIGA Saúde será estendido a todos os municípios, dada sua relevância aos gestores das SMS. Os representantes do DATASUS/MS aproveitaram a oportunidade para falar da importância do Cartão SUS, alertaram sobre os casos de duplicidade de cadastro dos pacientes e como o SIGA Saúde vai regular este problema com o Ministério da Saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo