Meta da Saúde estadual é eliminar o Aedes aegypti de Goiás
Eliminar o Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e outras doenças – do território goiano. Essa é a meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em Goiás. “Apesar do momento difícil, vivemos hoje uma oportunidade ímpar no Estado. Há uma mobilização extremamente grande em todos os 246 municípios, comandada pela SES-GO, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais. Temos uma possibilidade efetiva de eliminar o mosquito pelo envolvimento que todos os setores da sociedade vivem”. A declaração é da gerente de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Magna Maria de Carvalho, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 06/01.
A SES atualizou hoje os números das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e confirmou dois novos casos de zika vírus no Estado – o de uma gestante de 33 anos de Goiânia e de um bebê de 2 anos e 5 meses de Santo Antônio do Descoberto. Com a atualização, Goiás tem três casos de zika vírus confirmados – o primeiro é de uma gestante também de Santo Antônio do Descoberto. No final do dia, foi feita a notificação de um novo caso de zika vírus, que deve ser confirmado pela secretaria municipal de saúde de Goiânia, subindo para quatro o número de casos de zika confirmados no Estado.
A gerente Magna de Carvalho também falou sobre a força-tarefa “Goiás contra o Aedes”, que tem o objetivo de visitar 100% dos imóveis goianos até o final deste mês de janeiro, realizando o trabalho de busca e eliminação dos criadouros do mosquito. A força-tarefa esteve hoje em mais de 30 municípios e uma nova rodada acontecerá na sexta-feira, 08/01.
Confira o áudio da coletiva: clique aqui
Confira os dados das doenças:
Dengue
Número de casos de dengue em 2015: 189.030 (Semana Epidemiológica 1 a 52 – 04/01/2015 a 02/01/2016)
Óbitos confirmados: 81
Chikungunya
Número total de casos: 147 casos
Em investigação: 40
Descartados: 97
Confirmados: 0
Inconclusivos: 10
Zika
Número total de casos: 62
Em investigação: 45
Descartados: 14
Confirmados: 4
Febre amarela
Notificados: 53 casos
Confirmados: 05 casos
Descartados: 39 casos
Óbitos: 03
Mayaro
57 casos confirmados (critério laboratorial e vínculo epidemiológico)
Guillain Barre
51 casos
Microcefalia
Total de casos notificados no RESP: 51
Total de casos com possivelmente associados à infecção por Zika: 07