Irani Ribeiro representa o governador no lançamento da campanha de combate ao Aedes do Crea-GO
Como membro integrante do Comitê de Combate ao Aedes de Goiás, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho do SUS, Irani Ribeiro, representou o governador Marconi Perillo no lançamento da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO). Na apresentação, Irani Ribeiro mostrou os números de casos de dengue e zika em Goiás.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, mais de 42 mil casos de dengue foram notificados no Estado só nos primeiros dois meses de 2016 com 21 mortes suspeitas de terem sido causadas pela doença. Sobre o vírus zika, também nas oito primeiras semanas de 2016, 225 casos foram notificados em Goiás e 22 deles já foram confirmados, sendo 15 apenas em Goiânia.
Ela explicou que o governo do estado declarou uma verdadeira guerra ao Aedes. Goiás foi o primeiro estado brasileiro a decidir erradicar o Aedes, servindo de exemplo para todo o Brasil e América Latina. Goiás também foi o primeiro a tornar obrigatória a notificação do zika vírus, em novembro de 2015. Agora, em fevereiro de 2015, a mesma orientação foi repassada pelo Ministério da Saúde para todas as unidades da federação. “Estamos também capacitando os profissionais para atuarem no combate ao mosquito e no tratamento das doenças com eficácia”, informou .
Irani Ribeiro disse que vários órgãos do estado estão envolvidos na força-tarefa Goiás contra o Aedes garantindo suporte técnico e material para as prefeituras realizarem o melhor trabalho em cada canto do Estado. Corpo de Bombeiros, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Educação, Secretaria do Planejamento e vários outros órgãos e instituições estão colaborando diretamente com pessoal e estratégias nessa luta.
Em nome do governo de Goiás, a superintendente agradeceu a atitude do CREA que, em conjunto com tantas outras entidades, vai ajudar em muito a força-tarefa criada e desenvolvida pelo Estado. A campanha intitulada “Aliste-se! Engenharia declara guerra ao Aedes aegypti” foi elogiada principalmente pelo caráter educativo e por suas ações práticas. “A distribuição das cartilhas e dos cartazes com as orientações e as ações práticas nas áreas de abrangência do Crea vão colaborar, e muito, com o trabalho realizado pelo serviço público”, disse ela ao presidente do Crea-GO, Francisco Almeida.
Para ela, a iniciativa de atuar como um agente de saúde em cada canteiro de obra, condomínios, parques, clubes, hospitais e tantos outros deveria ser adotada como modelo para outras áreas da sociedade civil organizada de Goiás e também do Brasil. Irani Ribeiro falou aos presentes na solenidade que as ações propostas pelo Crea-GO vão salvar muitas vidas.