HDT promove atualização sobre tétano para médicos da unidade
O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), por meio da diretoria técnica e Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), promoveu na noite da última terça-feira (23 de fevereiro) aula sobre tétano direcionada à equipe médica da unidade. A ação faz parte do programa de Educação Médica Continuada e teve como objetivo atualizar e capacitar os profissionais sobre a doença.
Os participantes assistiram à palestra da infectologista Lísia Moura Tomich, que informou que por se tratar de uma doença de alta letalidade é importante identificar e tratar. Ela ainda destacou que o diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade de saúde e o tratamento deve ser realizado em hospitais.
Patologia – O tétano é uma doença infecciosa grave causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani, e o bacilo do tétano que provoca alterações no sistema nervoso e é encontrado na natureza (fezes, terra, galhos, poeira das ruas, etc). A transmissão ocorre quando ele entra em contato com a pele por meio de ferimentos. A doença pode acometer indivíduos de qualquer idade e não é transmissível. A vacina é a melhor forma de prevenção, visto que a ocorrência da doença é mais frequente em regiões onde a cobertura vacinal da população é baixa e o acesso á assistência médica é limitado.