Governadores de GO e do DF simbolizam parceria para combate ao Aedes aegypti no Entorno

Vendinha não está no mapa nem no último censo do IBGE, realizado em 2010. E nem poderia, pois o vilarejo surgiu há pouco mais de três anos, como distrito de Padre Bernardo, cidade goiana localizada no Entorno do Distrito Federal. Vendinha mal surgiu e já deu origem a outros dois vilarejos: Monte Alto e Ouro Verde. Os moradores desses três lugares, somados, chegam a 15 mil e, desse total, 70% já teve algum tipo de dengue.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é apenas um dos vários problemas do local, que sofre com a falta de infraestrutura e precisa da atenção dos governos de Goiás, do Distrito Federal e do governo federal.

Neste sábado, 12 de março, às 10 horas, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, visitam Vendinha. O ato simboliza a ação conjunta no enfrentamento do Aedes. O encontro de Marconi e Rollemberg acontecerá na avenida principal do vilarejo.

O fim de semana será de arrastão contra o mosquito. As visitas a todos os domicílios da cidade serão intensificadas e os criadouros serão eliminados. Cento e trinta funcionários da Saúde da sede e dos municípios do Entorno e vinte soldados do Corpo de Bombeiros, além de policiais militares e voluntários, auxiliarão 110 agentes de endemias de vários municípios do Entorno que reforçarão as ações de bloqueio. Vinte técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) serão deslocados para coordenar o trabalho. Três bombas costais leves serão utilizadas na aplicação de inseticida, em locais com maiores índices de infestação.

Desde que a força-tarefa Goiás contra o Aedes teve início, em dezembro do ano passado, mais de três milhões de imóveis foram visitados e 56 mil criadouros eliminados. O índice de infestação encontrado nos imóveis caiu de 3,99% em janeiro para 1,5% nas primeiras semanas de março.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo