Governador do Ceará quer levar experiência de Goiás para aperfeiçoar saúde do seu Estado
Durante visita ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se mostrou impressionado com os resultados e com a qualidade de atendimento obtidos através da gestão por Organizações Sociais (OSs). “Um dos maiores desafios dos gestores dos estados brasileiros é garantir um serviço de saúde de qualidade à população. O modelo goiano é uma experiência de sucesso. Estou impressionado com o controle, a fiscalização, a qualidade e a gestão.”
Camilo Santana foi recepcionado na Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela. O governador do Ceará elogiou não só a gestão por organizações sociais, mas também o modelo de monitoramento de informações em saúde realizado através do Centro de Informações e Decisões Estratégicas – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. “Estou impressionado não só com o atendimento no Hugo, mas também com essa visão de integração com os municípios.”
Segundo Camilo Santana, no Ceará há hospitais que são administrados por organizações sociais e outros pela administração direta. “A diferença é enorme, mas há ainda um preconceito forte em relação à administração por OSs. O que queremos é levar essa experiência positiva de Goiás para que possamos aperfeiçoar o sistema de saúde do Ceará. O mais importante é atender bem a população e a nossa intenção é garantir que as pessoas do nosso Estado tenham um atendimento em saúde melhor e com mais qualidade.”
Leonardo Vilela disse que essa é a décima quinta comitiva e o sexto governador que vêm a Goiás conhecer a gestão em saúde do Estado. “Todos saíram com uma impressão muito boa. Estão implantando o modelo de gestão por organizações sociais nos seus Estados. É muito positivo saber que a nossa experiência está servindo para melhorar a saúde em outros locais do Brasil.”
O secretário de Estado da Saúde ressaltou que Goiás teve um salto qualitativo muito grande no atendimento prestado à população através do modelo de gestão por OSs. “Nós aumentamos o número de atendimentos com os mesmos recursos e melhoramos significativamente a qualidade do serviço oferecido aos pacientes.”
Visita
Fazem parte da comitiva do Ceará: o procurador-geral de Justiça do Estado, Juvencio Viana; o secretário-chefe da casa civil, Alexandre Landim; o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Lima; o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; o secretário de Educação, Maurício Holanda; e o procurador do Ministério Público, Plácido Rios.
Pela manhã, eles conheceram o Conecta SUS – o primeiro centro de informações e decisões estratégicas em saúde no Brasil – e o Hospital de Urgências de Goiânia. No período da tarde, eles visitam também o Hospital Alberto Rassi (HGG) e Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol).