Força-tarefa Goiás contra o Aedes chega a Anápolis e outros 33 municípios nesta quinta-feira

Mais uma edição da força-tarefa Goiás contra o Aedes acontece, nesta quinta-feira (25/02), em Anápolis. A concentração acontece às 7h30, na Avenida Estado, esquina com o Bairro Recanto do Sol. Desta vez a operação contará com reforço da Patrulha Goiás contra o Aedes, oferecida pelo governo do Estado e que disponibiliza máquinas pesadas para retirada de entulhos e objetos concentrados em maior quantidade em lotes baldios. Além de Anápolis, a operação acontecerá simultaneamente amanhã em outros 33 municípios goianos.

A Patrulha atuará em todo o Estado com 60 caminhões, 12 motoniveladoras, 12 escavadeiras hidráulicas, 12 pás carregadeiras, 12 carros e quatro caminhões prancha, por meio da Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, a Patrulha do Desenvolvimento.Todo esse aparato será utilizado em ajuda às equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, agentes de Saúde, agentes de Combate às Endemias e voluntários.

A ação Goiás contra o Aedes foi lançada em dezembro após o governo decretar estado de Emergência Sanitária em Goiás por conta do número de registros nacionais e regionais de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – zika, dengue echikungunya.

Com a operação, Goiás tem sido referência para autoridades em saúde pública no país. As equipes já estiveram emtodos os 246 municípios goianos, onde mais de 2 milhões de imóveis receberam visitas do Corpo de Bombeiros militar, agentes de endemias e comunitários de saúde e voluntários. No total, 1 milhão 582 mil imóveis foram trabalhados, 467 mil estavam fechados e foram encontrados e eliminados focos em cerca de 50 mil.

De acordo com o Comandante da Operação em Anápolis, o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás Ricardo Silveira, já foram trabalhados no município 7.447 imóveis, dos cerca de 150 mil existentes.Destes, foram encontrados 1.283 imóveis fechados e focos em 108 imóveis. “Anápolis tem a mesma problemática das grandes cidades: a extensão do município e a quantidade de imóveis. Não é possível visitar todos de uma só vez. O trabalho será continuado”, diz.

A estratégia utilizada em Anápolis será de ataque a pontos mais críticos, onde foi registrado o maior número de casos de dengue. “Assim, vamos isolar essas áreas mais afetadas”, explicou o Tenente-Coronel.

Na ação desta quinta serão realizadas visitas em cerca de seis mil imóveis em Anápolis, dentre casas, prédios comerciais e lotes. De acordo com o Boletim da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Anápolis já notificou, nas primeiras sete semanas do ano, 3.477 casos de dengue.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo