Dia D nacional contra a Dengue será dia 02, sábado

O Ministério da Saúde (MS), com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o País, realiza neste sábado, 02, em todo o território nacional, uma ação ostensiva e simultânea para o combate à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt. A realização do Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue foi definida na 2ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde (Conass), realizada nesta quarta-feira, 28.02, em Brasília

Secretário de Goiás, Rasível Santos, no Conass: “Dia D é todo dia, até eliminarmos a alta incidência de focos de dengue”

A assembleia do Conass contou com a presença dos secretários da Saúde de todos os Estados e de representantes do Ministério da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).  O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Reis, assinalou que o Dia D representa apenas o início de uma ação que deve ser contínua e prolongada. No Estado, o Dia D foi realizado em 22 de fevereiro, com a participação e envolvimento de gestores e profissionais da SES-GO, prefeitos e secretários municipais de Saúde, pessoal da Defesa Civil e representantes de entidades civis.

Goiás utiliza a estratégia de instalação de Gabinetes de Combate às Arboviroses na SES-GO, nos municípios, hospitais e em unidades de saúde como forma de monitorar, mobilizar e apoiar as ações dos municípios. Esses gabinetes têm o propósito de reunir informações sobre dengue, chikungunya e zika; dar o respaldo para a assistência às arboviroses, incluindo o repasse de insumos e medicamentos; promover a atualização dos médicos e enfermeiros e monitorar o avanço dos casos da doença. Atualmente, são 147 Gabinetes de Combate à Dengue implantados em Goiás.

União de todos
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acentuou que o momento é de união de todos os brasileiros, dos representantes de todos os poderes, de gestores públicos e população. Ela destacou que as condições climáticas no País, influenciadas pelo fenômeno El Niño, contribuíram para o avanço das arboviroses.

Nísia Trindade assinalou que a dengue é uma doença muito conhecida, que exige ao mesmo tempo cuidado e prevenção. A realização do Dia D em todo o País, conforme disse, é fundamental pra a eliminação dos focos. Ela conclamou a população a cuidar rotineiramente do espaço onde mora. “Os levantamentos científicos demonstram que 75% dos criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika, estão nas residências e nos seus entornos. A responsabilidade da prevenção nos domicílios é de todos os cidadãos.”

A secretária nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirmou que o Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue constitui um momento para todos os gestores se unirem, ocuparem as redes, conversarem com influenciadores e comunicadores locais, que são importantes no repasse de informações na comunidade, sobre a prevenção à dengue. Ela também apontou a necessidade de participação de governadores, prefeitos e secretários municipais de Saúde na força-tarefa.

Combate à Dengue
Os dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás revelam que m 2024, até a nona semana epidemiológica, foram notificados 75.683 casos de dengue em Goiás e confirmados 31.710 casos, um aumento de 176% em relação ao ano passado. Foram confirmadas 31 mortes pela doença, até o momento; enquanto em todo o ano passado foram registrados 48 óbitos.

A orientação aos cidadãos é remover possíveis focos domésticos  do mosquito semanalmente, usar repelentes em áreas rurais ou de mata, reforçar a hidratação ao menor sintoma de virose e mediante  dois ou mais sintomas, como febre e dores no corpo, procurar uma Unidade Básica de Saúde, jamais se automedicar e estar atento a todos os exames e recomendações médicas.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo