CES aprova Plano Estadual de Saúde para quadriênio 2024/2027

Deliberação é tomada durante a primeira reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, por sua diretoria, pelo secretário estadual Rasível Santos e de conselheiros e conselheiras

Paula dos Santos Pereira, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO e vice-presidente do Conselho, discursa durante a reunião

O Conselho Estadual de Saúde do Estado de Goiás (CES-GO) aprovou, na manhã desta quinta-feira (23/05), o Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2024/2027. A deliberação ocorreu durante a primeira reunião extraordinária do ano, com a participação da direção e integrantes do CES-GO, e do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, no auditório da sede do conselho, em Goiânia.

“Trata-se do principal instrumento de planejamento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo orientar as políticas públicas, com base nas necessidades de saúde da população goiana”, definiu o secretário durante sua fala. Para detalhes do plano, clique aqui.

Resultado do trabalho realizado entre o CES e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o plano é um instrumento utilizado na gestão da saúde que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento do sistema de saúde em determinado período. “Ele tem como missão promover a transparência e legitimidade nas ações de saúde, fortalecendo a governança e aumentando o engajamento da comunidade”, salientou.

O presidente do CES, Walter da Silva Monteiro, explica que a sessão definiu as ações da gestão pública em relação ao sistema de saúde em Goiás, após longo debate com os 60 conselheiros e conselheiras, desde a finalização da 10ª Conferência Estadual, quando Conselho Estadual e a população apontaram as diretrizes de metas de ação para a gestão pública. “Hoje, estamos finalizando isso, com a apresentação de todo o produto trabalhado durante esse período”, comemorou o presidente.

Com essa deliberação, o trabalho do CES, segundo Walter Monteiro, é monitorar a efetivação das ações de saúde propostas para o Estado. “Um plano muito avançado, muito arrojado”, avalia. “A gente tem que parabenizar a Secretaria de Estado da Saúde pelo avanço na construção desse PES, feito a quatro mãos: gestão pública e controle social. Com essas quatro mãos, vamos avançar cada vez mais na busca, implementação e na efetuação da Política Pública de Saúde em Goiás”, acrescentou.

Além do secretário Rasível Santos e do presidente Walter Monteiro, a mesa diretiva da reunião extraordinária do CES contou com a participação da vice-presidente do CES-GO, Paula dos Santos Pereira, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO; do segundo secretário e representante do segmento usuário do CES-GO, Venerando Lemes de Jesus; e Rosa Irene Maria Serafim, do segmento trabalhador.

José Carlos Araújo, com informações de Patrícia Almeida (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo