CEESMI – Centro Estadual Especializado em Saúde Mental Infantojuvenil (antigo CAPSi)

Recepção

Telefone: (62) 3201-4473

Diretoria

Localização

R. 72, esq. com Av. H, 659, Parque da Criança – Jardim Goiás, Goiânia – Goiás
CEP: 74805-480

O Centro Estadual Especializado em Saúde Mental Infantojuvenil – CEESMI (antigo CAPSi) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás destinada ao atendimento preventivo e curativo em saúde mental para crianças e adolescentes (3 a 17 anos), seus familiares e responsáveis.

O CEESMI Goiás atende por meio de encaminhamentos oriundos de órgãos diversos (ex.: Conselho Tutelar, Escola, etc.) e por demanda espontânea. O agendamento dos serviços é feito pelo Portal Expresso.

A unidade presta atendimento ambulatorial, individual e em grupo a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos, tais como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de ansiedade, transtornos de conduta, transtorno de humor e psicoses. O atendimento também é prestado aos pais destas crianças em atividades de grupo.

O CEESMI é estruturado como Centro de Referência dotado de equipe multiprofissional (médico, psicólogo, neuropsicólogo, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social e terapeuta ocupacional) que atua na promoção, prevenção terapêutica e pesquisa no âmbito da saúde mental infantojuvenil.

INFORMAÇÕES

Os encaminhamentos são oriundos de órgãos diversos (ex.: Conselho Tutelar, Escola, etc.) e por demanda espontânea. Saiba mais pelo link do Portal Expresso.

O CEESMI presta atendimento ambulatorial, individual e em grupo a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos, tais como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de ansiedade, transtornos de conduta, transtorno de humor e psicoses. O atendimento também é prestado aos pais destas crianças em atividades de grupo.

Acolhimento, atendimento médico, encaminhamentos, terapias individuais multiprofissionais, terapias em grupo (crianças, adolescentes e familiares), avaliações psicológicas e neuropsicológicas . A unidade também promove orientações para pais e/ou responsáveis sobre a reabilitação psicossocial referente aos transtornos emocionais e sociais, vivenciados no contexto familiar.

Os grupos e oficinas desenvolvidos no CEESMI são estruturadas com o objetivo de prestar assistência à demanda que chega na unidade conforme a queixa apresentada.

Visa estimular a criatividade dos participantes, promovendo a motivação, estimulando a sensibilidade e o aprendizado de habilidades manuais e artísticas.

Tem por objetivo oferecer um suporte aos familiares, tanto no sentido de ser um espaço para tirar dúvidas sobre o tratamento e o manejo com o paciente quanto um momento para que o familiar cuidador possa desabafar, falar das suas angústias e do seu cansaço, mas também falar de si mesmo enquanto pessoa, não somente enquanto cuidador.

Busca desenvolver a expressão de sentimentos e conflitos, promovendo a reestruturação interior, bem como a melhora do quadro emocional.

Trabalha as relações interpessoais, limites, autoestima, comportamentos, linguagem, concentração e atenção.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo