Oficinas do PEEPS começam em abril em Goiás


A Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, Rafaela Veronezi, esteve ontem e hoje em Brasília, acompanhada da gerente da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho, na reunião do Grupo de Trabalho da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass. O objetivo da reunião foi construir uma proposta de roteiro para auxiliar as secretarias estaduais de saúde na elaboração dos planos estaduais de educação permanente em saúde – PEEPS.

Fazem parte do Grupo de Trabalho representantes dos estados de Goiás, Acre, Tocantins, Paraíba, Santa Catarina e Minas Gerais. Também participaram da discussão, representantes do Ministério da Saúde ( SGTES ), OPAS e Instituto de Saúde Coletiva da Bahia.
O recurso financeiro previsto na Portaria 3194/2017, GM/MS, que custeará as ações de elaboração dos PEEPS dos estados, será disponibilizado pelo ministério nos próximos dias. Em Goiás serão realizadas oficinas nas 18 regiões de saúde, com início agendado para o mês de abril na região nordeste I.
A expectativa dos participantes do GT e do coordenador da Câmara Técnica de Educação Permanente, Haroldo Pontes, é de que esta ação de auxílio aos estados possa fortalecer a agenda de educação permanente em saúde (EPS) permitindo PEEPS ascendentes descentralizados, que atendam as necessidades regionalizadas. ​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo