Irani Ribeiro é lembrada como mãe do Samu em homenagem a socorristas


A Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, foi parabenizada durante uma solenidade em alusão ao Dia Nacional do Socorrista (11 de julho), realizado nesta quinta-feira (29/06), na Câmara Municipal de Goiânia. Ela recebeu os cumprimentos do vereador Gustavo Cruvinel por ter sido a criadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, no Brasil. Segundo o coordenador do Samu de Goiânia, o nome da Dra. Irani foi a melhor indicação para representar o governador Marconi Perillo na homenagem. Ele agradeceu a presença dela como mãe do Samu brasileiro.
Com o título “Anjos de Uniforme” a homenagem foi proposta pela Vereadora Priscilla Tejota que entregou certificados de reconhecimento para 72 socorristas de Goiânia no Siate- Serviço Inegrado de Atendimento ao Trauma, da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e do Corpo de Bombeiros, e do próprio Samu. Foram agraciados médicos, enfermeiros técnicos e condutores de ambulância.
O Siate realiza todo tipo de serviço de assistência a casos de trauma e o Samu realiza dois tipos de atendimento. Um é feito pelas Unidades de Suporte Avançado, as USAs, que atendem urgências clínicas, cirúrgicas, obstétricas, transtornos psíquicos e outros. Já as USBs – Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor gravidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo