Plano Estadual de Educação Permanente é aprovado pela CIB


Foi aprovado hoje (05/12/2018), durante a 7ª Reunião de Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS) de Goiás. O encontro da CIB aconteceu no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS, e reuniu superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e seus representantes, além do Conselho de Secretários Municipais de Goiás (COSEMS).

A versão final do PEEPS foi apresentada e discutida na CIES Estadual e Câmara Técnica da CIB. A aprovação de hoje foi um dos últimos passos para que o plano seja entregue ao Ministério da Saúde (MS). Antes de encaminhar o documento à esfera federal, o plano ainda passará pela apreciação do Conselho Estadual de Saúde.

A partir da construção do plano, a SEST-SUS apresenta ao Ministério da Saúde um levantamento detalhado dos problemas identificados em cada região do Estado de Goiás, assim como as metas para as ações de educação permanente a serem desenvolvidas nos próximos 4 anos (2019-2022).

Construção do PEEPS

Com o objetivo de fortalecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde, e de acordo com a Portaria nº 3.194 estabelecida pelo Ministério da Saúde, A SEST-SUS começou a desenvolver a construção do plano desde 11 de abril de 2018, quando realizou a Oficina Preparatória para as Oficinas Regionais de Construção do PEEPS.

A partir daí, e seguindo as diretrizes do Manual Técnico sugerido pelo esfera federal, envolveu, de forma direta, 479 pessoas, entre eles profissionais, coordenadores, gestores da saúde e o controle social. Isso só foi possível por meio de oficinas realizadas em cada uma das 18 regiões de saúde e uma com as áreas técnicas da SES-GO.

“Para que a construção do plano fosse ascendente e descentralizada, elaboramos o projeto “EPS – identificando a necessidade de aprendizagem de trabalhadores na saúde”, explica a gerente da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho.

E assim foi feito. Ao longo de todo ano a equipe de coordenadores do projeto visitou, uma a uma, as regiões Nordeste I, Nordeste II, Entorno Norte, Entorno Sul, Serra da Mesa, Oeste I, Oeste II, Centro Sul, Sul, Central, Norte, Pirineus, Sudoeste I, Sudoeste II, Rio Vermelho, Estrada de Ferro, São Patrício I e São Patrício II.

“O PEEPS deve ser compreendido como uma proposta de orientação das ações de educação permanente e educação profissional no âmbito do SUS alinhadas com as necessidades de formação e qualificação profissional que são exigidas e necessárias para as ações de atenção à saúde da população”, enfatizou Dra Rafaela Veronezi durante a pactuação em CIB. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo