Esap-Sest/SUS participa do Avalia Caminhos


A participação da Escola Estadual de Saúde Cândido Santiago no Programa de Avaliação Institucional Educativa (Avalia Caminhos) foi apresentado e pactuado nas últimas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, realizadas no último dia 21 de outubro, sexta-feira. O programa é nacional e está sendo executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde e as Escolas de Saúde Públicas – ETSUS.

Este programa foi desdobrado em duas partes distintas. A primeira delas é o Processo Avaliativo Participativo onde será aplicado um questionário aos Agentes Comunitários e auxiliares e técnicos de enfermagem do Programa de Saúde da Família, formados pelo Projeto Caminhos do Cuidado, através do Curso de Formação em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas. O objetivo é avaliar o impacto dessa formação na execução das atividades práticas e diretas executadas por esses trabalhadores. Em Goiás foram formados quase 10.000 (dez mil) trabalhadores.

A segunda parte é a realização do Curso de Especialização em Avaliação, Monitoramento e Acompanhamento na Educação em Saúde Coletiva oferecido para as Escolas do SUS. A qualificação será na modalidade semipresencial, com a utilização de ferramentas de Educação à Distância, com encontros presencias nacionais e regionais, com carga horária total de 360 horas. O curso tem como objetivo capacitar as equipes pedagógicas que serão multiplicadores dos processos de avaliação das ações de e educação em saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo