SES apoia projeto de artes plásticas do HGG
“Não fazemos saúde sozinhos, precisamos de parceiros”, foi assim que a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho da SUS, Irani Ribeiro, agradeceu a contribuição dos 25 artistas plásticos que doaram suas obras ao Hospital Geral de Goiânia – HGG, durante a vernissage da mostra “Artistas do bem” nesta terça -feira, 14 de março. A Dra. Irani falou da importância da humanização nos atendimentos de saúde e afirmou que a parceria de 3 anos com os artistas, tem ajudado os pacientes do HGG a se recuperarem mais rápido.
Representando o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, e o governador, Marconi Perillo, a superintendente confirmou o total apoio às iniciativas que colaboram para o sucesso nos tratamentos. Ela afirmou que, com as atividades lúdicas e um ambiente colorido, o HGG não tem cara de hospital e trabalha sempre para oferecer mais conforto e satisfação aos seus usuários. O coordenador de ensino e pesquisa do HGG, Marcelo Navarri, agradeceu toda a atenção prestada pela Dra. Irani às ações de humanização na unidade de saúde.
A professora Eliana França, que representou a primeira-dama, Valéria Perillo, também cumprimentou os artistas e afirmou que contribuição de cada um é capaz de produzir sorrisos e esperança aos que usufruem dos trabalhos. Ela sugeriu até uma pesquisa para avaliar os impactos desse tipo de trabalho na vida dos pacientes, apenas para corroborar o que os profissionais de saúde já sabem.
Todas obras foram doadas e passaram a fazer parte do patrimônio do Hospital Alberto Rassi e cada artista recebeu um certificado de reconhecimento. Para a curadora voluntária do projeto “Arte no HGG”, a artista plástica Helena Vasconcelos afirmou que o projeto não beneficia apenas os pacientes e visitantes, mas também os próprios artistas que se sentem gratificados em participar do projeto. Segundo ela o trabalho inseriu o hospital no calendário cultural do Estado passando a ser um espaço de arte de qualidade.