Começa VI Encontro de Saúde na Sest/SUS

Sebastião Nogueira

Prefeitos e secretários municipais de saúde do todo o Estado de Goiás estão reunidos hoje e amanhã, 8 e 9 de março, na sede da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, em Goiânia, para participar do VI Encontro de Saúde de Goiás. O objetivo é promover o acolhimento dos novos gestores de saúde, demonstrando as parcerias da Secretaria de Estado da Saúde com os municípios na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. Nos dois dias, será apresentado aos participantes o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) no sentido de proporcionar uma assistência de qualidade à população.

Durante a abertura na manhã desta quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, demonstrou satisfação em receber os novos gestores de saúde das prefeituras e colocou toda a equipe de superintendentes, gerentes e gestores da SES à disposição para repassar todas as informações sobre o funcionamento do sistema público de saúde no Estado.

O secretário explicou que o encontro foi planejado antes mesmo das últimas eleições, com o intuito de acolher os eleitos e oferecer as condições para realizarem um bom trabalho na área de saúde. “É uma determinação do governo apoiar os municípios na melhoria da assistência à população”, ressaltou.

Leonardo Vilela lembrou do repasse de mais de R$ 300 milhões em 2016 para as prefeituras das contrapartidas de todos os programas de saúde, sendo R$ 140 milhões a mais que as parcelas regulares. De acordo com o secretário, a equipe da SES está estimulada a realizar cada vez mais ações que melhorem a assistência de saúde à população, deixando Goiás em posição de destaque no cenário nacional. Para ele, este espaço já está sendo conquistado e, como exemplo, Vilela citou a força-tarefa Goiás contra o Aedes – de combate ao mosquito Aedes aegypti, a redução dos índices de mortalidade infantil, a antecipação da vacinação contra a Influenza, o alto índice de cobertura vacinal (94%) contra a febre amarela e vários outros.

“A partir o VI Encontro de Saúde, onde acontece o entrosamento entre as equipes de trabalho do Estado e dos municípios com o intercâmbio de informações e experiências, conseguiremos definir metas e colher bons resultados nos próximos anos”, afirmou.

O evento conta com 11 estações de trabalho envolvendo as superintendências, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, a Ouvidoria, o Cosems e Comunicação.

Cada setor ficará instalado em estações de trabalho onde serão apresentadas as informações específicas de atuação e que são de interesse das prefeituras. As oficinas recebem a visita dos representantes municipais agrupados por regiões, de modo que os participantes vão conhecer o funcionamento completo do sistema estadual de saúde. Amanhã, dia 9, às 19h, os gestores municipais participam da solenidade de encerramento, no auditório da Pontifícia Universidade Católica, no Jardim Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo