Conselho Local de Saúde do Crer participa de posse e capacitação da CMS de Goiânia

Iniciativa reúne representantes dos Conselhos Locais de Saúde das unidades da região, incluindo conselheiros que representam usuários do Sistema Único de Saúde e trabalhadores da saúde

Representantes do Conselho Local de Saúde mostram certificados de participação do evento

O Conselho Local de Saúde do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participou, na segunda-feira (26/01), da cerimônia de posse e do seminário de capacitação promovidos pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Goiânia e voltados aos conselheiros locais de saúde da região do Distrito Sanitário Campinas Centro.

A iniciativa reuniu representantes dos Conselhos Locais de Saúde das unidades da região, incluindo conselheiros que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os trabalhadores da saúde. Durante a homologação, os participantes acompanharam um seminário com foco no funcionamento do SUS, no papel do CMS e na atuação dos conselhos locais como instâncias de apoio, escuta e fortalecimento dos direitos dos pacientes e usuários do sistema público de saúde.

Para a conselheira titular do Conselho Local de Saúde do Crer, Marília Gabriella, a participação dos trabalhadores nesses espaços é fundamental para o fortalecimento da gestão participativa. “A participação ativa dos trabalhadores no Conselho Local fortalece o diálogo com a gestão, amplia a escuta qualificada e contribui para decisões mais assertivas”, afirmou.

“Esse espaço permite identificar fragilidades e oportunidades de melhoria a partir da vivência diária dos profissionais. No Crer, esse impacto se reflete no aprimoramento dos processos de trabalho, no fortalecimento da cultura de segurança, na melhoria da qualidade do cuidado e na construção de um ambiente mais participativo e comprometido com a missão institucional”, destacou, ainda.

Escuta e acolhimento
Representando os usuários, o conselheiro Raul Oliveira ressaltou a importância do papel do conselheiro local na escuta e no acolhimento das demandas dos pacientes e familiares. “O conselheiro deve ser uma pessoa dotada de paciência e força de vontade para exercer as ações pertinentes ao conselho, como ouvir o paciente e o cuidador familiar em seus relatos e, com sabedoria, buscar formas de resolução para os problemas apresentados”, afirmou.

A participação do Conselho Local de Saúde do Crer no evento reforça o compromisso da instituição com a participação social, a transparência e o fortalecimento do controle social no SUS, contribuindo para uma assistência cada vez mais qualificada, humanizada e alinhada às necessidades dos usuários.

Sofia Santiago/Agir
Foto: Agir

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo