Galeria de Arte Célia Câmara é inaugurada no HGG e celebra legado cultural goiano

Novo espaço da unidade do Governo de Goiás reforça a humanização do cuidado ao aproximar arte, saúde e público em ambiente hospitalar do Projeto Arte do HGG

Solenidade de inauguração do novo espaço: acolhimento, sensibilidade e bem-estar

Com foco na humanização do cuidado, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) inaugurou, na semana passada, a Galeria de Arte Célia Câmara, novo espaço cultural que integra o Projeto Arte no HGG e o programa de modernização do Novo HGG. A solenidade marcou um passo relevante na consolidação da arte como instrumento de acolhimento, sensibilidade e bem-estar dentro da unidade do Governo de Goiás.

O evento reuniu diversas autoridades, galeristas, artistas plásticos, colecionadores, representantes da imprensa e colunistas sociais, além de personalidades da cena cultural. A galeria homenageia Maria Célia Câmara, figura central na profissionalização do mercado de arte em Goiás por meio da Casa Grande Galeria de Arte, referência nas décadas de 1970 e 1980.

A exposição inaugural, intitulada Memória e Trajetória: o Llegado de Célia Câmara, apresentou mais de 30 obras do acervo da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), atualmente sob guarda do Centro Cultural da UFG.

Entre os artistas representados estão Ciça Fitipaldi, Carlos Scliar, Amilcar de Castro, Selma Parreira, Virgínia Guimarães, Dj Oliveira, Nonatto, Pitágoras, Waldomiro de Deus, Toninho de Souza, Anselmo Rodrigues, entre outros, evidenciando a pluralidade estética e histórica do conjunto.

Em seu pronunciamento, o diretor técnico do HGG, Marcelo Rabahi, ressaltou o simbolismo da homenagem. “Ela (Célia Câmara) representou para a arte o que o HGG representa para a medicina goiana: um verdadeiro marco”, afirmou.

Relevância histórica
Filho de Célia Câmara e presidente do Grupo Jaime Câmara, Júnior Câmara destacou o impacto cultural e a relevância histórica da homenageada para a arte goiana. “Me sinto muito gratificado e a família também com a lembrança e homenagem que nos prestam nesse momento. Ela foi uma figura excepcional, criou essa condição de abrir o mercado para tantos artistas, deu oportunidade para muitos artistas goianos”, afirmou.

Aline Rodrigues/Idtech

Fotos: Idtech

Governo na palma da mão