Zé Gotinha sensibiliza crianças e adultos sobre importância da vacinação

Símbolo das campanhas de vacinação visita crianças que participam de colônia de férias no Sindsaúde e influencers do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Zé Gotinha com influencers do Parlamento Jovem, no plenário da Assembleia Legislativa

O Zé Gotinha, símbolo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, continua levando alegria e informação sobre a importância da vacina na proteção de crianças, adolescentes e adultos. Na quarta-feira (3/7), o personagem, acompanhado da equipe da Gerência de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), fez uma visita à sede recreativa do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde), onde é realizada uma colônia de férias para 150 crianças.

Na quinta-feira (4/7), o Zé Gotinha e a equipe da Gerência de Imunização da pasta visitaram a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Ele foi recebido por diretores da Casa e por influencers que integram o Parlamento Jovem da instituição. A estratégia de promover o resgate do Zé Gotinha em iniciativas voltadas à conscientização da população sobre a necessidade da vacinação é adotada pela SES-GO desde o início do ano. O personagem compareceu a eventos promovidos pela pasta. Em junho, percorreu vários Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Região Metropolitana de Goiânia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi realizada entre 27 de maio e 14 de junho com o objetivo de imunizar 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos residentes no Estado. Apesar dos esforços da secretaria, apenas 11,82% desse público foram imunizados contra a doença. A gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles, lembra que a cobertura vacinal contra poliomielite na rotina no ano de 2023 é de 79,01% e em 2024 o dado parcial sendo é de 75,23%.

Joice Dorneles alerta os pais ou responsáveis pelas crianças sobre a necessidade da vacinação. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Calendários de vacinação
As crianças que participam da Colônia de Férias do Sindsaúde encantaram-se com o Zé Gotinha. O personagem tirou fotos com meninos e meninas e destacou a importância da dose da vacina para a prevenção da paralisia infantil. Na Alego, ele sensibilizou as jovens lideranças a divulgar nas redes sociais que administram a necessidade de toda a população seguir as indicações dos Calendários Nacionais de Vacinação das Crianças, dos Adolescentes, Adultos, Gestantes e dos Idosos.

Joice Dorneles enfatiza que a SES-GO recebe do Ministério da Saúde as doses de vacinas a serem administradas em todos esses públicos e as distribui para 246 municípios do Estado. A população pode receber a vacina gratuitamente no centro de saúde mais próximo de sua residência.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo