LACEN-GO – Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros
[card_default title_card=”Diretoria” icon_card=”fa fa-user-md”][card_info title_card_list=”Diretor Geral: Vinicius Lemes da Silva” phone_card_list=”62 3201-3888″ email_card_list=”vinicius.silva@saude.go.gov.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretora Técnica: Carmen Helena Ramos” phone_card_list=”62 3201-3888″ email_card_list=”carmen.ramos@saude.go.gov.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Administrativo: Rafael Souza Guedes” phone_card_list=”62 3201-3888″ email_card_list=”rafael.guedes@saude.go.gov.br”][/card_info][/card_default][card_default title_card=”Localização” icon_card=”fa fa-map-marker”]Av. Contorno, 3556 – Jardim Bela Vista, Goiânia – GO[btn btn_texto=”Visualizar no mapa” btn_icon=”Localização” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoo.gl%2FpqUGwf|title:Localiza%C3%A7%C3%A3o%20LACEN|target:%20_blank|”][/card_default]
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO) tem a função de contribuir com a prevenção, controle e monitoramento das doenças e agravos, em atenção às ações de vigilância epidemiológica e da assistência médica. Além de complementar as ações de vigilância sanitária relacionadas aos produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização, bem como as ações inerentes à vigilância ambiental.
Criado em 1947, o LACEN-GO é parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), do Ministério da Saúde. Os laboratórios estaduais são os laboratórios de referência, responsáveis por coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; encaminhar amostras ao laboratório de referência regional e/ou nacional; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; habilitar laboratórios para integrar a rede estadual de laboratórios; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais.
[acordiao title_acordeao=”Estrutura”][acordiao_item title_section_acordiao=”Apresentação”]O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – LACEN-GO é uma Unidade de Referência Estadual juridicamente ligada à SES-GO para diagnóstico laboratorial e parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB. Como Laboratório de Referência Estadual coordena a Rede Estadual de Laboratórios, realiza procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para diagnóstico, controle e monitoramento das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde. Executa ensaios para avaliação de produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização da vigilância sanitária e realiza ações laboratoriais no âmbito da vigilância ambiental.
COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA MÉDICA
Responsável pela realização de diagnósticos laboratoriais de doenças e/ou agravos de notificação compulsória, considerados estratégicos para Vigilância em Saúde, tais como: Coqueluche; Cólera e outras enterobactérias; Dengue; Zika; Chikungunya; Febre Amarela; Mayaro; Difteria; Doença de Chagas; Doenças exantemáticas; DST/AIDS; Esquistossomose; Febre tifoide; Hanseníase; Hantaviros; Hepatites virais; Influenza; Leishmaniose; Leptospirose; Malária; Meningites; Tuberculose; Vigilância sindrômica (doenças íctero-febril e hemorrágicas); Vírus respiratórios; dentre outros. Executa, também, procedimentos laboratoriais de maior complexidade por meio da técnica de Biologia Molecular para diagnósticos e monitoramento das DST/AIDS, hepatites virais, arbovírus e influenza. Pela técnica de marcadores monoclonais por meio de citometria de fluxo, realiza a contagem de células TCD4 CD8 CD45 que é utilizada para monitoramento e evolução do tratamento da infecção pelo HIV.
A Coordenação de Biologia Médica atua em parceria com os Núcleos de Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais de Saúde e com os Núcleos de Vigilâncias Hospitalares das unidades de saúde de todo o Estado e é composta pelas Seções de: Gerenciamento de Amostras Biológicas, Bacteriologia, Biologia Molecular, Entomologia, Imunoparasitologia, Micobactérias, Micologia, Virologia e LaGene (Laboratório de Citogenética Humana e Genética Molecular).
No rol de atividades que executa estão os ensaios/exames de interesse em saúde pública, como as doenças oportunistas causadas por vírus ou fungos; o monitoramento de bactérias multirresistente; dosagem de colinesterases para a vigilância da saúde do trabalhador; controle de qualidade dos diagnósticos descentralizados e capacitação de recursos humanos para as ações laboratoriais; fornecimento de dados às vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental para predição de riscos e prevenção da ocorrência de doenças transmitidas por vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos -participando da definição das estratégias de controle, monitoramento e avaliação dessas medidas – e a realização de exames de vínculo genético, cariótipo de sangue periférico e de medula óssea e aconselhamento genético.
COORDENAÇÃO DE PRODUTOS E AMBIENTE
A Coordenação de Produtos e Ambiente do LACEN-GO conta com serviços especializados e diferenciados no monitoramento da qualidade de produtos sujeitos ao controle sanitário e ambiental. O monitoramento apresenta-se como um instrumento valioso nas ações de vigilância sanitária para identificar risco iminente de agravos e para garantia da qualidade de produtos que devem ser objeto de verificações periódicas das características originais averbadas no registro. Por meio de análises laboratoriais, a Coordenação de Produtos e Ambiente do LACEN-GO monitora a qualidade de alimentos, águas, medicamentos, cosméticos, saneantes eoutros produtos sujeitos à vigilância sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador.
Os ensaios de monitoramento da qualidade realizados na Coordenação de Produtos e Ambiente têm por objetivo avaliar as características físico-químicas, toxicológicas, microscópicas e microbiológicas de produtos acabados. A verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto. Em razão de suas características, da sua inserção em campo de conflito e muito além de uma exigência regulatória, o monitoramento da qualidade dos produtos sujeitos ao controle sanitário reflete o poder do sistema de vigilância sanitária de promover a proteção e melhoria da qualidade de vida e saúde da população.
A Coordenação de Produtos e Ambiente do LACEN-GO conta com as Seções de Microbiologia de Alimentos; Microscopia de Alimentos e Rotulagem; Físico-Química de Alimentos; Toxicologia e Seção de Medicamentos, Cosméticos, Saneantes e Produtos para Saúde.
A demanda da Coordenação de Produtos e Ambiente está vinculada essencialmente aos programas pactuados com o Ministério da Saúde, à ANVISA, às Vigilâncias Sanitárias do Estado e Municípios, denúncias de consumidor e a demanda analítica do Ministério Público, Polícia Civil e PROCON.
Atender com credibilidade as demandas e necessidades da saúde pública na sua ação laboratorial em produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária com o reconhecimento formal da competência técnica é o desafio particular dos laboratórios da Coordenação de Produtos e Ambiente[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Equipe Gestora”]Secretário de Estado da Saúde
Leonardo Moura Vilela
Superintendente de Vigilância em Saúde
Maria Cecília Martins Brito
Vinícius Lemes da Silva – Diretor Geral
E-mail: vinícius.silva@saude.go.gov.br
Telefone: (62) 3201-3888
Carmen Helena Ramos – Diretora Técnica
E-mail: carmen.ramos@saude.go.gov.br
Telefone: (62) 3201-3888
Rafael Souza Guedes – Diretor Administrativo
E-mail: rafael.guedes@saude.go.gov.br
Telefone: (62) 3201-3888[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Princípios Norteadores”]MISSÃO:
Participar das ações de vigilância em saúde, realizando análises laboratoriais com qualidade, coordenando a rede estadual de laboratórios e gerando informações para a melhoria da saúde pública.
VISÃO:
Excelência da qualidade na descoberta e controle dos agravos em saúde pública, visando a satisfação da comunidade.
VALORES:
Compromisso com o trabalho seguro: Trabalhar com segurança e responsabilidade objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;
Satisfação dos clientes: Buscar atender as expectativas dos clientes internos e externos;
Aprimoramento contínuo: Colaboradores e Unidade buscando a excelência profissional;
Compromisso com o SUS: Respeitar e cooperar para o pleno funcionamento do Sistema, considerando seus princípios: universalidade, integridade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação popular;
Responsabilidade social: Cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresa para com a sociedade em geral;
Ética: Conhecer os limites. Conhecer onde termina o seu direito e inicia o do outro. Conjunto de valores que devem orientar a vida profissional e a do cidadão.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Informações”][acordiao_item title_section_acordiao=”Arboviroses”]
- Manual – Diagnóstico das Arboviroses/GO
- Avaliação da qualidade do diagnóstico da dengue
- Ficha de encaminhamento de exame confirmatório
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Qualidade”]O Sistema de Gestão da Qualidade do Lacen busca a melhoria da prestação de serviços e eficiência no desempenho das ações relativas à vigilância em saúde por meio da investigação laboratorial em saúde pública e das Boas Práticas Laboratoriais.
Busca a melhoria contínua dos métodos e processos no atendimento à Saúde Pública, em conformidade com os requisitos da NBR ISO/IEC 17.025. Para isto, define como objetivos:
- Garantir a rastreabilidade dos processos;
- Ser pró-ativo no registro das reclamações dos clientes;
- Manter forte controle sobre o produto não – conforme;
- Investir na capacitação e atualização de seus colaboradores;
- Manter relacionamento harmônico com os parceiros;
- Manter o sigilo de todas as informações;
- Adquirir os suprimentos e serviços adequados ao uso pretendido para preservar a qualidade dos ensaios.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Divisões e Análises “]
Divisão de Biologia Médica
PRODUÇÃO ANALÍTICA DA DIVISÃO DE BIOLOGIA MÉDICA |
|||
2015 |
2016 |
2017 |
|
149.506 |
134.037 |
130.142 |
Divisão de Produtos
PRODUÇÃO ANALÍTICA DA COORDENAÇÃO DE PRODUTOS |
|||
2015 |
2016 |
2017 |
|
234.454 |
128.946 |
79.912 |
*Fonte: Qualidade Lacen-Elder[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Biossegurança”]
Biossegurança é um conjunto de ações que tem como objetivo prevenir, diminuir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores e proteger os ambientes por meio de programas de garantia da qualidade, prevenção de acidentes, treinamento individual e coletivo.
É um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde por ter um papel na promoção da consciência sanitária, na preservação do meio ambiente na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e na redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. A biossegurança é um processo progressivo que deve ser sempre atualizado e supervisionado.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Documentação Institucional”]
[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Parcerias”][acordiao_item title_section_acordiao=”Capacitação”]O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – Lacen-GO, é o Laboratório de Referência Estadual para a realização de análises de média e alta complexidade, de amostras provenientes dos serviços de vigilância em saúde do estado de Goiás.
Este laboratório é ainda responsável pela coordenação da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do estado (Redelab), e cumpre dentre outras funções, o papel de capacitar os profissionais dos laboratórios municipais e ainda aqueles profissionais que enviam amostras a serem analisadas no Lacen-GO, provenientes dos serviços municipais de vigilância em saúde de Goiás.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ensino “]A unidade contribui com o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Clínica Especializada da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio do qual recebe quatro residentes por ano das áreas de biomedicina e farmácia.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Pesquisa”]O Lacen-GO colabora com pesquisadores das academias locais, institutos e centros de pesquisa nacionais e internacionais, autorizando a execução de procedimentos técnicos, que fazem parte do rol de ensaios que realiza. Incentiva a produção local de pesquisa contribuindo com o desenvolvimento científico no Estado.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Manuais Técnicos”][acordiao_item title_section_acordiao=”Manual de procedimentos coleta, acondicionamento, transporte e rejeição de amostras biológicas”]MÓDULO I – Introdução
MÓDULO III – Biologia Molecular
Instruções para coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas pelo SVO[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Formulários, fichas e outros”][acordiao_item title_section_acordiao=”Fichas epidemiológicas / Formulários”]Aids Adulto
DRT Acidente Trabalho Biológico
Ficha de encaminhamento para realização de exame confirmatório
Form envio de controle Malária 2013
Form. Envio de Controle Leishmaniose
Questionário Epidemiológico Lyme – Dez 2014
Referência Nacional Micoses Fiocruz
Tuberculose[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ficha de Requisição de Exames”]As Fichas de Requisição de Exames do GAL substituíram os pedidos médicos enviados ao LACEN. Os outros documentos devem ser enviados normalmente.
O verso da ficha é opcional. Pode ser impresso somente a frente.
- Ficha do GAL – Agravo Geral
- Ficha do GAL – Tuberculose
- Formulário de Solicitação para Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB)
- Ficha de encaminhamento de exame confirmatório
- Formulário de solicitação Módulo Ambiental (água)
[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Sistemas de Informação”][acordiao_item title_section_acordiao=”Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)”]O sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), desenvolvido pela parceria entre as instituições Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), na Coordenação de Atenção Básica (COSAB) e pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) .
Módulos do Sistema: Biologia Médica Humana, Animal e Ambiental. Acesso ao Sistema: https://gal.https://goias.gov.br/saude/gal[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos (SISCEL)”]O Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV usado para o controle dos processos de cadastramento, armazenamento e liberação dos resultados contendo o histórico dos exames realizados pelos pacientes. Para mais informações acesse: https://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/manual-de-utilizacao-siscel[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Termos, Vídeo Aulas e Manuais”]
Vídeo Aulas
- Videoaula Cadastro GAL
- Videoaula Triagem GAL
- Videoaula Consulta GAL
- Videoaula Laudo Impressao GAL
- Videoaula Módulo Ambiental
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Helpdesk online”]Acesse neste link formulário para Abertura de Chamados do GAL – Helpdesk Online[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Gestão de Qualidade”][acordiao_item title_section_acordiao=”Gestão da Qualidade”]Sistema de Gestão da Qualidade do LACEN-GO visa o controle e a padronização dos processos a fim de obter melhoria continua na prestação de serviços e eficiência no desempenho das ações relativas à vigilância em saúde por meio da investigação laboratorial em saúde pública e das Boas Práticas Laboratoriais. Conduz as atividades de acordo com princípios éticos, resoluções e normas, garantindo a confiabilidade, rastreabilidade e qualidade nos resultados. Tem como base a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2005 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração e de forma complementar a Boas Praticas para Laboratórios Nacionais de Controle Farmacêutico – relatório 44 Anexo1 /OPAS e outras legislações vigentes aplicáveis às suas atividades. O sistema de Gestão da Qualidade tem como meta obter a Acreditação, que é o reconhecimento formal externo e a satisfação dos clientes e parceiros.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Pesquisas Científicas”][acordiao_item title_section_acordiao=”Resumos dos resultados de pesquisa científica realizadas no Lacen”]
- DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA DENGUE – UMA ABORDAGEM DAS TÉCNICAS CONSOLIDADAS E AS NOVAS METODOLOGIAS DE DIAGNÓSTICO
- ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA EXPOSIÇÃO AO VÍRUS DA HEPATITE C EM HOMENS EM SITUAÇÃO DE RUA EM GOIÁS
- MONITORAMENTO DA CIRCULAÇÃO DOS VÍRUS DENGUE NAS MACRORREGIÕES DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS, 2013
[/acordiao_item][/acordiao]