Huapa acolhe nova turma de internos do curso de Medicina

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) inicia 2016 com um novo quadro de internos de medicina nas especialidades de Clínica Média e Cirurgia Geral. Os 13 estudantes ficarão por dois meses na unidade. O objetivo é compreender a rotina do hospital ao realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos, sendo acompanhados pelos preceptores que compõem o quadro de profissionais médicos do Huapa. A unidade recebe internos de medicina desde 2012, por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e as faculdades. A nova turma de internos é de alunos da Unievangélica, de Anápolis, que estão cursando o 9º período de medicina.

Para receber os estudantes, o hospital realizou na manhã desta segunda-feira (4 de janeiro) o acolhimento dos internos com a apresentação das regras de conduta que deverão ter dentro do hospital, além da história, missão, visão e valores do Huapa, assim como os direitos e deveres dos alunos. A técnica em segurança do trabalho, Marli Gomes da Silva, explicou a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual, como luvas, jalecos, máscaras e óculos no dia-a-dia dos profissionais que atuam no hospital, além da atuação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Para abordar medidas a respeito do controle de infecções no Huapa, a coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Hospitalar (SCIH), enfermeira Valquíria Vicente Cunha, destacou para os futuros profissionais as regras básicas de uma unidade de saúde, como a não utilização de adereços e adornos, além da importância da higienização correta das mãos (com água e sabonete ou solução alcóolica) de acordo com a NR-32. “A higienização das mãos é a medida mais barata e eficaz para prevenção das infecções relacionadas à saúde, além de ser uma medida de biossegurança”, ressaltou.

 0 0

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo