Saúde realiza, nesta quinta-feira, 14, quarta etapa da força-tarefa do “Goiás contra o Aedes”
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Corpo de Bombeiros e com as Prefeituras Municipais, realiza nesta quinta-feira, 14 de janeiro, a quarta etapa da força-tarefa Goiás contra o Aedes, que visa eliminar criadouros do mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya em todo o território goiano. Nesta fase, a ação será desenvolvida simultaneamente em 32 municípios de diferentes regiões do Estado que, juntos, englobam 105 mil imóveis nos quais vivem e trabalham aproximadamente 430 mil pessoas.
Um dos municípios contemplados com a realização da operação é Leopoldo de Bulhões, localizado a 62 quilômetros da capital. A força-tarefa está sendo desenvolvida em toda a cidade por cerca de 80 pessoas, entre agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros e voluntários. O grupo, distribuído em 16 equipes, tem a meta de vistoriar, durante todo o dia de hoje, 3.680 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios localizados em 128 quadras.
A força-tarefa em Leopoldo de Bulhões foi aberta oficialmente pelo prefeito do município, Jefferson Louza, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), unidade onde foi instalado o comando da operação. Ele conclamou os trabalhadores e voluntários a envolverem-se na “guerra contra o Aedes” e colocou a Prefeitura à disposição da ação. Disse, ainda, que o mais importante nesta luta é o envolvimento de toda a população. “Procuramos conscientizar os moradores rotineiramente sobre a necessidade de eliminação dos focos do Aedes aegypti, mas a realização de uma ação como esta é sempre bem-vinda”, pontuou.
Pires do Rio
Um contingente composto por 400 pessoas também saiu às ruas, por volta das 8 horas desta quinta-feira, com o propósito de vistoriar cerca de 11 mil imóveis em Pires do Rio, município localizado a 147 quilômetros de Goiânia. A solenidade que marcou o início dos trabalhos foi realizada em frente ao prédio da Prefeitura, com a presença de diversas autoridades, entre as quais a prefeita da cidade, Maria Aparecida Marasco Tomazini, o secretário municipal da Saúde, Hélio Bernardes, representantes da SES-GO e lideranças de municípios vizinhos, entre os quais Palmelo e Urutaí.
Para proporcionar o êxito da ação, a prefeita de Pires do Rio, assim como a maioria dos gestores municipais, determinou que grande parte do efetivo municipal compusesse as equipes da força-tarefa. Os grupos foram orientados a cobrir todos os imóveis. Aqueles que porventura não forem vistoriados serão visitados ainda nesta semana.
Força-tarefa do Goiás contra o Aedes
A força-tarefa Goiás contra o Aedes foi idealizada como estratégia da SES-GO para eliminar, em todo o Estado, os focos do mosquito e, desta forma, erradicar os casos de dengue, zika e chikungunya. Ela teve início no dia 16 de dezembro do ano passado, um dia depois de o governador Marconi Perillo ter decretado emergência em saúde pública no Estado. A ação tem o objetivo de realizar inspeções minuciosas nos 3 milhões e 120 mil domicílios de todo o território goiano até 31 de janeiro e repetir o trabalho nos meses de fevereiro, abril e junho.
A SES-GO não tem medido esforços em mobilizar os prefeitos para o envolvimento na ação e idealizar estratégias de incentivo à força-tarefa. Uma destas medidas é o aumento de 100% no valor da verba específica para o desenvolvimento de ações primárias da saúde, repassada pela Secretaria aos municípios. O secretário Leonardo Vilela anunciou o incentivo a um grupo de prefeitos que participava de uma reunião preparatória à ação no último dia 13 de janeiro. Ele informou que os municípios que conseguirem zerar os focos do Aedes vão receber o recurso em dobro, nos meses de julho e dezembro.