Ministério da Saúde ressalta eficiência na erradicação do Aedes aegypti em Goiás

Goiás é apontado pelo Ministério da Saúde (MS) como o Estado mais eficiente no desenvolvimento de ações voltadas à erradicação do Aedes aegypti. Esta informação foi dada na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro, pelo assessor de Gabinete do MS, Sérgio Gustavo Evangelista da Mata, durante visita à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na qual teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro de Decisões e Informações Estratégicas sem Saúde (Conecta-SUS) e o trabalho realizado pela pasta em todos os municípios do Estado para a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, entre outras doenças.

“O Ministério da Saúde pretende disseminar as melhores práticas em todo o País”, acentuou Sérgio Evangelista. Ele afirmou, ainda, que Goiás tem se destacado também no ponto de vista tecnológico, levando-se em consideração que os dados da ação Goiás contra o Aedes são disponibilizados em tempo real aos gestores e trabalhadores envolvidos.

Sérgio Evangelista foi recepcionado pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, pelo superintendente executivo da SES, Halim Antonio Girade, e por outros representantes da Secretaria. Inicialmente, ele conheceu toda a logística do Goiás contra o Aedes, lançado no dia 15 de dezembro do ano passado.

Desenvolvido pela SES em parceria com o Corpo de Bombeiros e com as prefeituras municipais, o Goiás contra o Aedes tem o propósito de erradicar o mosquito em todos os imóveis do território goiano. A ação será desenvolvida em quatro etapas, cada uma composta por visitas das equipes de profissionais de saúde, bombeiros e voluntários às residências e imóveis comerciais.

Para efetivar a ação, o Corpo de Bombeiros faz uso de uma ferramenta de georreferenciamento que consiste na divisão dos municípios em quadras, na catalogação dos imóveis de acordo com a situação que se encontram (visitados, trabalhados, fechados e com focos) e na transmissão dos dados em tempo real para os Centros de Comando instalados em todos os municípios, que os repassam para a Central, localizada no Conecta SUS.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destacou a importância de o Ministério da Saúde padronizar a ação a ser desenvolvida em todo o País para a erradicação do Aedes. Halim Girade disse que acredita que Goiás vai vencer a guerra contra o Aedes, como ocorreu em Goiás, em 1939, e no País, em 1955.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo