Secretaria Nacional de Defesa Civil e Governo do DF conhecem ação contra o Aedes em Goiás
A ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para erradicar o Aedes aegypti no território goiano continua atraindo a atenção de autoridades e técnicos de outras unidades da Federação. Na manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunya e do Zika Vírus e da Assessoria de Mobilização de Combate ao Aedes no Distrito Federal vieram conhecer, de perto, a metodologia e logística do movimento Goiás contra o Aedes. A ação, iniciada em dezembro do ano passado, visitou, até as 13 horas de hoje, 840.595 imóveis em todo o Estado. Destes, 203.283 estavam fechados e 25.141 continham focos do Aedes.
Os técnicos foram recepcionados pelo superintendente executivo da SES, Halim Antonio Girade, pela superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, técnicos da SES-GO e membros do Corpo de Bombeiros. Ao apresentar a força-tarefa, Halim Girade destacou que a ação tem o propósito de erradicar o Aedes, como ocorreu em todo o País em 1955. O coronel do Corpo de Bombeiros, Múcio Ferreira dos Santos, coordenador geral dos bombeiros na operação Goiás contra o Aedes, informou aos componentes da comitiva como funciona o sistema de georreferenciamento, que possibilita a inserção, em tempo real, dos dados captados in loco pelas equipes e o monitoramento pelas autoridades de Saúde.
Um dos componentes da comitiva, o coordenador das Ações de Combate ao Aedes no Distrito Federal, major Omar Oliveira, destacou que pretende desenvolver, no DF, a metodologia aplicada em Goiás. Já o assessor de Mobilização de Combate ao Aedes no DF, Ailton Domício, assinalou que o trabalho feito em Goiás superou a expectativa em função da organização, tecnologia da informação, estratégias efetivadas e integração com os municípios. “Vamos adequar esta metodologia à nossa realidade”, sublinhou.