Hetrin passa por recertificação e faz parte dos 3 hospitais públicos de Goiás com selo ONA 2

Unidade manteve selo de Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação por manter excelência em gestão

Equipe do Hetrin comemora manutenção da certificação de Acreditado Pleno

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, passou recentemente pelo processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), atendendo aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão. Referência em atendimentos em Trindade e região, o hospital consolidou a qualidade do trabalho que presta à população ao manter-se com o segundo nível do certificado de qualidade concedido pela ONA como Acreditado Pleno.

A ONA 2, segundo nível do modelo de acreditação brasileira conquistada pelo Hetrin, tem foco nos processos hospitalares, avaliando sua gestão e suas interações, além da segurança do paciente. Mesmo em fase de reforma e expansão de sua estrutura física, a unidade manteve todos os seus serviços em pleno funcionamento, oferecendo saúde de excelência à população goiana. Ao final da obra a unidade passará de 2.491 m² para 10.011 m² e de 56 para 149 leitos.

Em Goiás, apenas três hospitais públicos são acreditados com o nível Acreditado Pleno pela ONA. São eles o Hetrin, Hospital Estadual de Anápolis (Heana) e o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol). Durante os dois dias de avaliação presencial, diversos requisitos foram verificados, passando por todos os setores do hospital. “Estamos muito orgulhosos por essa conquista. A certificação representa não apenas benefícios diretos para a população, mas também reforça o compromisso de toda a equipe em manter um atendimento de excelência, sempre focado nas necessidades da comunidade”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

Metas e Compromissos

O Hetrin obteve o certificado “Acreditado – ONA 1” em 2021, passando pelo processo de manutenção, e alcançou o selo “Acreditado Pleno – ONA 2”, em junho de 2023. Esse nível exige que a unidade atenda a pelo menos 80% dos padrões de qualidade e segurança e 90% dos requisitos da ONA para gestão integrada. Esse reconhecimento faz parte das metas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) nos contratos com as organizações sociais de saúde parceiras.

O trabalho desenvolvido pela equipe de colaboradores da unidade é fundamental para a conquista de avaliações positivas. Composta por profissionais de diversas áreas, a equipe atua com dedicação, cuidado e atendimento humanizado, sempre buscando oferecer um serviço de excelência, dar voz aos pacientes e garantir qualidade e conforto durante todo o processo de atendimento e internação.

Com a manutenção da certificação, o Hetrin reforça seu compromisso com a qualidade e segurança nos serviços de saúde. O planejamento estratégico da unidade inclui a expansão para novas áreas e, após as obras, a busca pela conquista da certificação ONA 3, consolidando seu papel como referência na assistência à saúde pública de Goiás.

Débora Alves (texto e foto) /Imed

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo