SES de Goiás e do DF definem estratégias para combate ao Aedes no Entorno
Forças Armadas ajudarão a combater focos do mosquito Aedes aegypti em cidades do Entorno do Distrito Federal
Na tentativa de discutir estratégias para o combate ao Aedes aegypti na região do Entorno do Distrito Federal, o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Halim Girade, e técnicos das regionais do Estado de Goiás participaram de reunião com representantes do governo do DF, do Ministério da Saúde e Corpo de Bombeiro Militar de Goiás. O encontro ocorreu na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da dengue, chikungunya e vírus zika, que fica em Brasília.
“Foi uma excelente reunião na busca de ações de parceria interfederativa para intensificar e estruturar o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti”, disse Girade. O encontro resultou na parceria GO e DF para ações de retirada de focos nos municípios do Entorno, com participação das Forças Armadas. O início acontecerá no dia 5 de abril, no município de Valparaíso.
Entre as decisões pactuados estão o intercâmbio entre o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás e do DF. O Lacen da capital do país receberá 30 profissionais do Lacen-GO para treinamento de diagnósticos. Ainda foi acertado que a área de entomologia (ciência que estuda os insetos) do DF treinará 20 técnicos da SES-GO em um curso de duas semanas para análise entomológica dos municípios do Entorno.
Também foi acordado que o CBM-GO, por meio do Centro de Informação e Decisões Estratégias em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, treinará Bombeiros do DF e técnicos da SES-DF sobre o monitoramento em georreferenciamento (mapeamento online das ações de campo) dos focos e casos de dengue.
O Conecta SUS se tornou referência no País por realizar, com o apoio dos bombeiros, a visualização dos focos em cada quadra das visitas feitas aos domicílios goianos. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve no local no início de março e elogiou o trabalho, parabenizando o Governo do Estado pelos resultados das ações e pelo monitoramento dos dados sobre o combate ao Aedes.
Combate no Entorno
Nos municípios do Entorno do DF houve um aumento de 245% das notificações da doença em comparação com as primeiras nove semanas de 2015. Foram 2.182 notificações no último ano, contra 7.531, em 2016. O cenário fica mais preocupante quando são levados em conta os moradores dos municípios do Entorno que foram diagnosticados com dengue no DF. Nesse caso o aumento é de mais de 600%.