Secretário se reúne com Rede Estadual Hospitalar em mobilização contra dengue

Unidades estaduais também montarão seus próprios gabinetes de combate à dengue, com o objetivo de monitorar diariamente e repassar informações estratégicas para a tomada de decisão da gestão

Secretário Rasível e subsecretário Luciano em reunião on-line com Rede Estadual Hospitalar de Goiás

A Rede Estadual Hospitalar do Estado de Goiás (Rede Hosp) participou de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior, nessa segunda-feira, 29, para articulação de combate à dengue, zika e chikungunya, arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. O encontro faz parte das mobilizações do Gabinete de Combate à Dengue do Governo de Goiás, que já se reuniu com municípios, entidades de saúde, fórum empresarial, entre outros, no enfrentamento à doença que já abrange, em Goiás, 56 municípios com quatro semanas consecutivas acima do limite superior – estado de emergência.

Cada hospital estadual deverá montar seu próprio Gabinetes de Combate à Dengue, no qual preencherá, diariamente, planilhas com informações estratégicas tais como o número de internações por dengue e a disponibilidade de leitos. “Aí começamos a ter acesso às planilhas para diminuir esse gap entre o que está acontecendo em tempo real, e o que estamos sabendo aqui, com dados dos 23 hospitais, dos hospitais credenciados e dos gabinetes que estamos montando nos municípios. Isso vai nos ajudar a dar respostas, a reduzir complicações e óbitos. Temos que tomar realmente o barco e fazer essa navegação adequada, senão ficaremos à mercê da onda”, considera Rasível.

O Gabinete planeja e detalha a operação contra a dengue, além de acompanhar a execução e incorporar ensinamentos, com ações que devem ser permeadas todo tempo por inteligência e comunicação. O espaço faz parte do plano de contingência para mitigar os efeitos da dengue, por meio de ações suplementares, estratégicas e coordenadas. “Com isso, é possível agir com antecipação, uso de evidências, concentração de esforços e transparência, protegendo a vida, reduzindo mortes e complicações evitáveis”, considera. 

O secretário adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, destacou que além de instalar o gabinete de combate à dengue em cada unidade estadual de saúde, os profissionais de saúde deverão participar de capacitações do manejo clínico dos pacientes. “Não podemos ter erros quando os pacientes chegarem às unidades”, destacou. 

Rede
Participaram da reunião, representantes da Rede Estadual Hospitalar do Estado de Goiás, formada pelo Hugo; Hugol; HMI; HEMNSL; HGG; HDT – Ceap-Sol; Crer; HDS; HCN; Heana; Heapa; Hetrin; Herso; Heelj; Heja; Hospitais Estaduais de São Luís de Montes Belos; de Formosa; de Itumbiara; de Luziânia; de Jataí; além da Rede Estadual de Policlínicas (Rede POLI) – da Região Nordeste, em Posse; da Região São Patrício, em Goianésia; da Região Sudoeste, em Quirinópolis; da Região do Entorno, em Formosa; da Região Rio Vermelho, em Goiás; da Região Oeste, em São Luís de Montes. E também representantes da Rede Estadual de Unidades de Apoio à RAS (Rede APOIO).

Patrícia Almeida (texto)/Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo