Fórum Empresarial apoiará ações do Gabinete de Crise da Dengue, em Goiás

Na mobilização do Governo de Goiás e dos 246 municípios contra as arboviroses – doenças como dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti –sociedades empresariais e organizações da sociedade civil serão parceiras com doações para Unidades Básicas de Saúde

Gestores da SES em reunião com o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga e representantes da SGG e várias entidades do Fórum Empresarial Goiano

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e o Fórum Empresarial unem-se no combate à dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nessa segunda-feira (22/01), ao discutir o assunto, o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio; e o superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Santos, reuniram-se com o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), Joel Sant’Anna Braga e representantes da Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG) e várias entidades do Fórum Empresarial Goiano.

“O Governador Caiado convidou as entidades empresariais para ajudar os municípios com água, com soro, com tendas, com estruturas que vão ajudar a população, uma vez que a crise da dengue já está instalada em vários municípios do Estado e agora a preocupação é cuidar da assistência desses pacientes”, afirmou Joel Braga, acrescentando que a Adial Log já conseguiu 20 mil garrafas de água Marisa, que serão distribuídas para os municípios.

Rasivel destacou que os gabinetes de crises, instalados nos municípios, serão os centros de informações e decisões do enfrentamento às arboviroses. “Será onde vamos  monitorar informações e acompanhar situações que necessitam de intervenção. Vamos correr atrás de suprir de material de insumo. Então tudo isso é gerenciado no gabinete de crise e quanto mais gabinetes montados nos municípios, e informações a gente tiver, melhor a gente vai poder trabalhar”, afirmou.

As entidades presentes na reunião, lideradas pela SIC, participarão com doações. Outra entidade que participará da iniciativa será o Rotary Clube, que tem capilaridade em quase todos os municípios goianos.

Entre os participantes da reunião a gerente de assuntos sociais da SGG, Paula Gomes; o chefe de gabinete e o gerente de Arrecadação da Faeg, respectivamente, Antônio de Freitas e Pedro Henrique Castro; o superintendente do Sescoop-GO, Jubrair Gomes Caiado Júnior, e o diretor executivo da Adial Log, Eduardo Alves.

Adote a Saúde
A doação por sociedades empresariais e organizações da sociedade civil para instituições de saúde, sem que o Estado abra mão da gestão da unidade, é possível por meio da Lei Nº 222.409, de 20 de novembro de 2023, que institui a Política Estadual Adote a Saúde. O projeto prevê que sociedades empresariais e organizações da sociedade civil possam “adotar” instituições de saúde, sem que o Estado abra mão da gestão da unidade.  

A participação pode ocorrer da seguinte forma: doação de equipamentos e materiais pertinentes, reforma e conservação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realização de benfeitorias e outras ações que contribuam para a melhoria da infraestrutura da rede de saúde. A lei autoriza o poder público a firmar convênios, termos de cooperação ou outros instrumentos congêneres previstos na legislação com as pessoas jurídicas interessadas na “adoção”. Uma empresa pode adotar mais de uma Unidade Básica de Saúde.  

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo