Compliance na Saúde estadual avança na gestão de riscos

Secretaria de Goiás consegue, em 2023, mapear e gerenciar riscos de quase 100% de superintendências e de gerências da pasta, ação necessária após a reforma administrativa

O Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) avançou na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e conseguiu mapear e gerenciar riscos em quase 100% de superintendências e de gerências da pasta. Dessa forma, a SES identificou eventos com potencial para impactar ou impedir o alcance do objetivo organizacional e elencou ações de controle necessárias para mitigar cada risco.

“Esse mapeamento de riscos foi um grande avanço do PCP na pasta, em um trabalho alinhando aos instrumentos de Planejamento do Sistema Único de Saúde e aos objetivos estratégicos, com a meta de entregar resultados com efetividade”, avalia a presidente do Escritório do PCP na SES, Tharise Araújo Gondim.

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o PCP foi lançado em fevereiro de 2019, pelo Governo de Goiás, com a edição do Decreto 9.406 de 2019, que regulamenta a Lei Estadual 20.381/2018, para ser implantado em todas as entidades estaduais.

O PCP consiste em um conjunto de ações destinadas a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, a fomentar a transparência e denúncias e a combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta, e ainda evitar o desperdício do dinheiro público. O PCP em Goiás tem como eixos a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.

O gerenciamento de riscos é um processo contínuo e a implementação de novas ações ou a revisão das ações de controle existentes é necessária sempre que o nível de riscos estiver alto. Por isso, o Escritório de Compliance da pasta mantém um acompanhamento contínuo do programa que requer o envolvimento de todas as áreas da secretaria.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

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