Acesso ao Atendimento: Para ter acesso ao atendimento do Crer, é preciso ir a uma unidade básica de saúde (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família, Postos de Saúde) do município que o paciente mora, onde deverá se consultar com o médico daquela unidade;
Após essa consulta, caso julgue necessário, o médico deverá pedir um encaminhamento para outros especialistas. Esse encaminhamento será conduzido pela Secretaria de Saúde do município que o paciente reside. É a Central de Regulação Municipal que vai agendar a consulta com o especialista no Crer;
Os serviços do Crer, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo ao preceito de regulação do SUS. As vagas para atendimento no Crer são disponibilizadas eletronicamente à SMS, que é responsável por realizar o agendamento.
Atividades da Vida Diária (AVD): Espaço terapêutico complementar que permite aos pacientes ter a oportunidade de vivenciar, em um ambiente seguro e sob supervisão da intervenção terapêutica, a prática de suas AVD’s. As terapias possibilitam ao paciente desenvolver autonomia, pertencimento, participação, autoestima e satisfação com a vida e o viver.
No local são realizados atendimentos individuais e em grupos terapêuticos com apoio da equipe multiprofissional. Os atendimentos têm duração em média de 30 minutos para os atendimentos individuais e de 1h à 1h30 para os grupos terapêuticos.
Agendamentos de Consultas Médicas:
Atendimento Ambulatorial: Primeira consulta, Interconsulta e Retorno.
– Primeira consulta: é a consulta inicial do paciente encaminhado pela rede/UBS - Unidades Básicas de Saúde, para atendimento a uma determinada especialidade médica;
– Interconsulta: é a primeira consulta realizada por outro profissional em outra especialidade, com solicitação gerada pela própria instituição.
– Retorno: todas as consultas de seguimento ambulatorial, em todas as categorias profissionais, decorrentes tanto das consultas oferecidas à rede básica de saúde, quanto às subsequentes das interconsultas.
Os agendamentos de consultas são realizados pela regulação (primeira consulta) e os atendimentos subsequentes (interconsulta e retornos) pela Central de Agendamentos e Confirmações de acordo com a capacidade dos serviços.
Para solicitação de pré-agendamento de consultas, acesse este
link ou por meio do canal de atendimento (62) 3232 3000 / (62) 3232 3232.
A solicitação será analisada e agendada conforme a capacidade de atendimento.
Agendamentos de Exames: O Crer conta com um moderno Centro de Diagnóstico, onde são realizados exames nas áreas de: Análises Clínicas, Audiologia, Radiologia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Eletrocardiograma, Eletroneuromiografia, Eletroencefalograma, Espirometria e Ultrassonografia.
Para solicitação de pré-agendamento de exames, acesse este
link ou por meio do canal de atendimento (62) 3232 3000 / (62) 3232 3232.
A solicitação será analisada e agendada conforme a capacidade de atendimento.
Atendimento Multiprofissional: Os atendimentos multiprofissionais no Crer são nas especialidades de Arteterapia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoterapia, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Agendamentos para Oficina Ortopédica: Os atendimentos na Oficina Ortopédica do Crer, única no Estado de Goiás, são realizados mediante autorização prévia do produto prescrito e agendado conforme a capacidade de atendimento.
Para agendamentos entre em contato por meio do canal de atendimento.
Telefones: (62) 3232-3232 / (62) 3232-3000 / (62) 3232-3245 / (62) 3232-3246.
Agendamentos de Terapias Especializadas: O Crer realiza atendimentos de pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual e visual, realizados por uma equipe multiprofissional após avaliação da fisiatria ou avaliação global, os quais definem os planos de tratamento do usuário e o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
Os agendamentos de consultas são realizados pela Central de Agendamentos e Confirmações após encaminhamento interno e de acordo com a capacidade dos serviços.
Boletim Eletrônico: A divulgação do estado de saúde do paciente internado no Crer é por meio do Boletim Eletrônico (
acesse aqui). O acesso é remoto utilizando computador, tablet ou smartphone. Os dados para acesso são repassados no momento da internação.
O Boletim Eletrônico é atualizado pelos profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais) de acordo com o quadro clínico de cada paciente internado.
Equoterapia: Inaugurado em 2004, o serviço de Equoterapia do Crer está situado no Regimento de Polícia Montada da Cavalaria da Polícia Militar do Estado de Goiás e tem como objetivo a reabilitação física e intelectual de pessoas com deficiência. A terapia é aplicada para crianças e adultos nas modalidades individual e em grupo, com duração média de 30 minutos.
Hidroterapia: Espaço terapêutico complementar utilizando a piscina e as propriedades da água como recurso de reabilitação e readaptação de pacientes adultos e infantis. No local são realizados atendimentos individuais e em grupos terapêuticos.
Os atendimentos têm duração, em média, de 40 minutos para os individuais e de 1h para os grupos terapêuticos. Essa modalidade possibilita a reinserção social da pessoa com deficiência através do esporte adaptado.
Implante Coclear: Habilitado junto ao Ministério da Saúde como Serviço de Atenção à Saúde Auditiva de Média e Alta Complexidade, o Crer se tornava, no dia 29 de junho de 2012, o primeiro hospital de Goiás, e único até então, a realizar implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da cirurgia de implante coclear, o hospital disponibiliza também acompanhamento médico e terapêutico para o paciente à espera da cirurgia ou no tratamento pós-cirúrgico. Os atendimentos são realizados de forma individualizada por uma equipe interdisciplinar composta por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
Laboratório de Movimento: Inaugurado em 2014, o Laboratório de Movimento oferece os serviços de baropodometria (avaliação das pressões na planta dos pés), avaliação do equilíbrio em plataforma de força, testes de desempenho funcional e avaliação de marcha, com o objetivo de oferecer exames diagnósticos precisos que contribuem na tomada de decisões em tratamentos clínicos e cirúrgicos dos pacientes.
Além disso, o laboratório possui outro grande objetivo, a produção de conhecimento e de pesquisa na área da saúde.
Laboratório de Tecnologia Assistiva: Inaugurado em novembro de 2015 em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Laboratório consiste em recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de adultos ou crianças nas terapias de reabilitação, por meio de vivências e com o uso de recursos tecnológicos e adaptações.
As terapias promovem vida independente e maior participação do sujeito em suas atividades de vida diária básicas, práticas e laborais, oportunizando inclusão social.
Odontologia: Iniciado em setembro de 2013, o serviço de Odontologia do Crer presta assistência ao paciente internado e em tratamento ambulatorial na instituição. O atendimento altamente especializado e direcionado à pessoa com deficiência é um diferencial do serviço, que atende pacientes com perfil CER IX, ou seja, pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual.
Com foco em ofertar assistência integral ao paciente do Crer, o serviço de Odontologia conta com profissionais capacitados para atendimentos nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria.
Oficina Ortopédica Itinerante: Em funcionamento desde agosto de 2017, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do Crer é a única unidade móvel em operação no Estado de Goiás. A unidade percorre os municípios goianos levando atendimento à população.
O trabalho da Oficina Itinerante é feito a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.
A Oficina faz parte do programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde.
Oficina Ortopédica: O Crer conta com uma Oficina Ortopédica de 1.350m², única no Estado de Goiás que oferece serviço integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2003 a Oficina confecciona órteses, próteses, palmilhas e calçados ortopédicos, coletes ortopédicos e realiza adequação postural em cadeiras de rodas além de dispensar cadeiras de rodas, muletas e andadores, de acordo com a Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde.
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional capacitada, formada por técnicos ortopédicos, auxiliares de órteses, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, equipe administrativa e de atendimento na recepção. A oficina também possui um profissional atestado pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC).
Serviço de Atenção Domiciliar – SAD: Para o paciente que apresenta condição clínica comprometida, com diagnóstico firmado e com expectativa de tratamento prolongado, o Crer oferece atendimento domiciliar e assistência no ambiente do lar. O programa “Crer em Casa” é indicado àqueles com demandas clínicas, mas que não necessitam de internação hospitalar, uma vez que o tratamento pode ser conduzido em domicílio.
O serviço busca resgatar o convívio familiar e a socialização entre o paciente e seus familiares. Bem como oferecer ações de promoção a saúde, prevenção, tratamento e reabilitação no domicílio.
O serviço conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiro, técnico em enfermagem, médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e fonoaudiólogo. As visitas são realizadas conforme os critérios de elegibilidade do paciente na admissão, podendo ser de 1 a 2 vezes por semana. O paciente que está em uso de antibioticoterapia recebe a visita diariamente para a administração do medicamento.
A fundamentação legal do serviço está regulamentada pela Portaria Ministerial de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, que “redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do SUS” e a Portaria Municipal de nº 380/2019, que “estabelece as normas e as diretrizes referentes à organização da Atenção Domiciliar de Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia”.
Para ter acesso ao serviço é preciso:
- Residir em Goiânia;
- Ser paciente do Crer;
- Ter relatório médico atestando a necessidade do acompanhamento em casa;
- Atender aos critérios de elegibilidade no momento da triagem de admissão no serviço;
- Ter contexto familiar, domiciliar, comunitário e ambiental que garanta instalação do serviço em condições adequadas de higiene, espaço físico e saneamento;
- Presença de um cuidador, o qual é orientado pela equipe de saúde e compartilha com esta os cuidados do paciente.