HDS – Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária – Colônia Santa Marta

Recepção

Telefone: (62) 3717-0101

Diretoria

Direção-Geral e Técnica Assistencial: Mônica Ribeiro Costa
(62) 3717-0113 / monica.costa@hds.org.br

Direção Administrativa e Financeira: Adriana Martins de Lucena
(62) 3717-0113 / adriana.martins@hds.org.br

Acesso à Informação da OS

Localização

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária – Colônia Santa Marta (HDS) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

É uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os usuários do hospital são regulados pelo Complexo Regulador Estadual e Municipal.

Atualmente, 12 pacientes da extinta Colônia Santa Marta residem no hospital, onde recebem atendimento. Os moradores, em sua maioria com alto grau de dependência física e psicológica, contam exclusivamente com a tutela do Estado para viver.

Fundada em 1943, a Colônia Santa Marta era uma instituição criada para o isolamento e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase. Na época, o local era conhecido como leprosário.

Com a nova política de atenção aos portadores de hanseníase, em 1983 a Colônia Santa Marta foi transformada em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta. Atualmente, o HDS é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do SUS. 

Saiba mais sobre o HDS

INFORMAÇÕES

10 leitos de enfermaria adulto

Telefones

3717-0101 (para ligação)

3995-5400 (WhatsApp)

E-mail: consultas@hds.org.br

Exames: Eletrocardiograma Laserterapia, Escleroterapia, Tonometria, Mapeamento de Retina, RX Odontológico e ultrassom.

Especialidades Médicas: Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria, Pneumologia, Reumatologia, Odontologia, Serviço especializado em Feridas Crônicas.

O HDS conta com uma Central de Curativos, composta por quatro salas, um consultório médico, e sala de supervisão de enfermagem. Quatro médicos trabalham neste serviço.

A Residência Assistencial do HDS, foi entregue pelo Governo de Goiás em janeiro de 2018. Atualmente, o local abriga 12 pacientes moradores do hospital.

A estrutura física é composta por apartamentos individuais planejados e mobiliados, área de convivência, praça de banho de sol, posto de enfermagem, farmácia, consultório, refeitório e lavanderia terapêutica.

A Residência Assistencial é um local de acolhimento de longa permanência para os pacientes/moradores que, em sua maioria, possuem alto grau de dependência física e psicológica decorrentes da hanseníase. Esses pacientes contam, exclusivamente, com a tutela do Estado para viver.

O Ambulatório de Feridas Crônicas do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) é o único em Goiás que oferece atendimento especializado pelo SUS para o tratamento de feridas crônicas, caracterizadas pela difícil cicatrização e que requerem cuidados específicos. O atendimento integral e de qualidade visa eliminar fatores que dificultam a cicatrização e promover a recuperação dos pacientes. Atendimento de de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Os atendimentos realizados pelo Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) são todos regulados pela Central de Regulação Estadual de Saúde de Goiás. Para acessar consultas e demais serviços é necessário que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde reside, como CAIS, CIAMS e PSF ou Centros de Saúde. O encaminhamento será conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde de residência do usuário, que poderá enviar a solicitação à Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, responsável pelo agendamento das consultas e exames especializados do HDS.

Clique e conheça mais sobre a unidade

Em caso de dúvidas, elogios, reclamações ou sugestões, entre em contato com a Ouvidoria por meio dos canais de atendimento.

E-mail: ouvidoria@hds.org.br

Telefone: (62) 3717-0105

Presencial: Sala Ouvidoria, na Casa Viva.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo